Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A Divindade à Luz da Bíblia

Apresentação de textos bíblicos acerca da divindade, em powerpoint. Disponível em...
Português: http://www.scribd.com/doc/31979576/A-Divindade-a-Luz-da-Biblia
Inglês: http://www.scribd.com/doc/32138751/The-Godhead-in-the-light-of-the-Bible
Espanhol: http://www.scribd.com/doc/32291218/La-Divinidad-a-la-Luz-de-la-Biblia
(Em breve estará também disponível em Francês.)

domingo, 16 de maio de 2010

A Pomba, um emblema do próprio Cristo

Normalmente, a pomba que desceu sobre Jesus no momento do Seu baptismo é compreendida como sendo um símbolo de Deus Espírito Santo, pressupostamente a 3ª pessoa da trindade. Será isto verdade?!

Está escrito:
“E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba.” Luc. 3:22.

Mas é interessante notar que Ellen White apresenta este símbolo, a pomba, como um emblema do próprio Cristo:
“Abrem-se os Céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a forma da semelhança de uma pomba da mais pura luz – fiel emblema d’Ele, o manso e humilde.” Desejado de Todas as Nações, pág. 83. (cap.11, parágrafo 11).

“Uma luz divina iluminou o rosto do Salvador, e uma figura semelhante a uma pomba protegeu-o.” Idem, págs. 591,592 (cap. 74, parágrafo 26).

É curioso que na primeira frase, referente ao início do ministério de Cristo, Ellen White aplique este símbolo a Ele, quando está escrito que essa pomba surgiu no momento em Cristo foi ungido por Seu Pai, irradiando uma luz divina ao receber a efusão de Seu Espírito (Mat. 3:16). Por outro lado, na segunda frase, no contexto do Getsémani e da Sua prisão já no final do Seu ministério, uma luz iluminou Seu rosto e a pomba surge novamente, símbolos da Sua divindade. Que conclusão podemos tirar?

Se o Espírito Santo desceu sobre Cristo em forma corpórea como pomba, a qual a serva do Senhor diz ser um fiel emblema de Cristo, o manso e humilde (Mat. 11:29), então Cristo e o Espírito Santo serão a mesma pessoa?

"Limitado pela humanidade Cristo não poderia estar em todo lugar pessoalmente, consequentemente foi para a vantagem de todos eles juntos que Ele deveria deixá-los e ir para Seu Pai e enviar o Espírito Santo para ser Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele representaria a Si mesmo como presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo.” E.G. White, (Manuscript Releases Volume 14 (No's 1081-1135) MR No.1084. (Também se encontra no D.T.Nações, pág. 572, no cap. 73, parágrafo 27, mas mal traduzido do original em inglês)

O Espírito Santo é Jesus, mas livre da personalidade humana e independente dela. Essa pomba que pousou em Jesus, era símbolo da Sua própria divindade, da Sua filiação com o Pai, do Espírito do Pai, do Seu próprio Espírito. Desta forma, podemos compreender que o Espírito Santo não é uma 3ª pessoa ou ser, distintos do Pai e do Filho, e que de nenhuma maneira estamos autorizados, à luz da Bíblia, para falarmos em trindade, mas sim na divindade. O Espírito Santo é a própria vida de Cristo, o Seu alento, o Seu próprio carácter e natureza divinos:

“Antes de os discípulos poderem cumprir os seus deveres oficiais em relação com a igreja, Cristo soprou sobre eles o Seu Espírito. (…) O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma.” Desejado de todas as Nações, pág. 687 (cap. 84, parágrafo 9,10).

“Cristo dá-lhes o alento do Seu próprio Espírito, a vida da Sua própria vida.” Desejado de todas as Nações, pág. 708 (cap. 86, parágrafo 38).

"O emblema, em forma de pomba, que desceu sobre Jesus por ocasião de Seu batismo representa Sua amabilidade de caráter." Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 238 (Manuscrito 19, 1892).

Quero ainda deixar mais três versos da Bíblia que quanto a mim são bastante esclarecedores em relação a este tema:

(Palavras de Jesus aos discípulos:) "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." Jo. 14:17

A quem conheciam os discípulos? Quem habitava com eles?
Quem estaria com eles no futuro?

"Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo." Mat. 28:20

Respondeu Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele morada." Jo. 14: 23.

Que Jeová vos abençoe por meio de Seu Espírito!

sábado, 15 de maio de 2010

Quem são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra?

A misteriosa obra dos dois ungidos, as duas oliveiras, que estão diante do Senhor de toda a terra, os quais vertem o Espírito Santo sobre o povo do Altíssimo. Quem são eles, e qual é, verdadeiramente, a sua missão?



"1 E o anjo que falava comigo voltou, e despertou-me, como a um homem que é despertado do seu sono,
2 E disse-me: Que vês? E eu disse: Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo.
3 E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.
4 E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Senhor meu, que é isto?
5 Então respondeu o anjo que falava comigo, dizendo-me: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu.
6 E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra de YAHUH a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz YAHUH dos Exércitos.
7 Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.
8 E a palavra de YAHUH veio novamente a mim, dizendo:
9 As mãos de Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a acabarão, para que saibais que YAHUH dos Exércitos me enviou a vós.
10 Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel; esses são os sete olhos de YAHUH , que percorrem por toda a terra.
11 Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal?
12 E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado?
13 E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu.
14 Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra." Zac. 4:1-14.

E eu pergunto:
  • Quem são estes dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra?
  • O quê ou quem  são os sete olhos do Altíssimo?

Claramente podemos compreender que o contexto imediato desta visão se refere à reconstrução do templo chefiada por Zorobabel. Podemos também aperceber-nos que esta é também uma mensagem de encorajamento para Zorobabel, e para o povo em geral, no sentido de terem a certeza da benção do Altíssimo em tão grandiosa obra, face aos problemas e dificuldades que os ameaçavam.

"Imediatamente após a visão que Zacarias teve de Josué e do anjo, que ofereceu ao sumo sacerdote um testemunho pessoal para encorajamento seu e de todo o povo do Altíssimo, o profeta recebeu outro testemunho pessoal em relação à obra de Zorobabel."  A Verdade Sobre os Anjos, pág. 150, (Review and Herald, 16 de janeiro de 1908).

Não nos iremos deter nesta questão, mas nas duas primeiras questões que apresentei. Assim passo a apresentar algumas frases de Ellen White que nos irão ajudar a compreender o texto e responder às mesmas:

"Os ungidos que estão diante do Senhor de toda Terra mantêm a posição uma vez outorgada a Satanás como querubim cobridor. Por intermédio dos seres santos que circundam Seu trono,  YAHUH  mantém constante comunicação com os habitantes da Terra." A Verdade Sobre os Anjos, pág. 150, (Review and Herald, 20 de julho de 1897).

"À pergunta de Zacarias, disse o anjo: "Eu sou Gabriel, que assisto diante do Altíssimo, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas." Luc. 1:19. Quinhentos anos antes, Gabriel dera a conhecer a Daniel o período profético que se devia estender até à vinda do Ungido. (...)
As palavras do anjo: "Eu sou Gabriel, que assisto diante do Altíssimo", mostram que ocupa posição de elevada honra, nas cortes celestiais. Quando viera com uma mensagem para Daniel, dissera: "Ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, a não ser Miguel [Yahushua], vosso príncipe." Dan. 10:21." A Verdade Sobre os Anjos, pág. 152.

Então, podemos concluir que é por meio dos dois ungidos mencionados em Zacarias, que "mantêm a posição uma vez outorgada a Satanás como querubim cobridor", e de todos os "seres santos que circundam Seu [do Altíssimo] trono", que o Altíssimo "mantém constante comunicação com os habitantes da Terra". Um destes ungidos é claramente o anjo Gabriel, o qual assiste diante do Altíssimo, e está em posição de honra logo depois de Yahushua:

"Maravilhoso pensamento - que o anjo que ocupa, em honra, o lugar logo abaixo do Filho do Altíssimo, é o escolhido para revelar os desígnios do Altíssimo a homens pecadores." Desejado de Todas as Nações, pág. 71 (cap.10, parágrafo 9).

Iremos agora aprofundar-nos em relação ao impressionante facto de ser por meio dos anjos que o Altíssimo mantém comunicação connosco. Podemos até perguntar: Mas não é por meio do Espírito Santo, o próprio Espírito do Pai e de Seu Filho (Mat. 28:20; Jo. 14: 16, 23, 28; Rm. 8:2,9,11) que o Altíssimo mantém comunicação  connosco?!

Para respondermos a esta questão, e compreendermos como estes dois factos estão interligados, vamos analisar determinados pontos da visão que estamos a estudar à luz daquilo que Ellen White escreveu:
"O óleo é símbolo do Espírito Santo. Assim é representado o Espírito na profecia de Zacarias. (...)
Das duas oliveiras o dourado óleo era vazado pelos tubos de ouro nas taças do castiçal, e daí nas lâmpadas de ouro que iluminavam o santuário. Assim, dos santos que estão na presença do Altíssimo, Seu Espírito é comunicado aos que são consagradas para o Seu serviço. A missão dos dois ungidos é comunicar ao povo do Altíssimo aquela graça celestial que, somente, pode fazer de Sua palavra uma lâmpada para os pés, e uma luz para o caminho. "Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz YAHUH dos Exércitos." Zac. 4:6. (...)

Mas ninguém pode dar aquilo que não possui. Na obra do Altíssimo, a humanidade nada pode originar. Ninguém pode por seus próprios esforços tornar-se para o Altíssimo um portador de Luz. Vertido pelos mensageiros celestes nos tubos de ouro, para ser conduzido do áureo vaso às lâmpadas do santuário, o dourado óleo produzia luz contínua, clara e brilhante. O amor do Altíssimo, continuamente transmitido ao homem, é que o habilita a comunicar luz. O áureo óleo do amor corre livremente no coração de todos os que pela fé estão unidos ao Altíssimo, para resplandecer novamente em boas obras, em serviço real e sincero para Ele. (...)

Na grande e incomensurável dádiva do Espírito Santo estão contidos todos os recursos celestes. Não é por qualquer restrição da parte do Altíssimo que as riquezas de Sua graça não afluem para os homens, neste mundo. Se todos recebessem de bom grado, todos seriam cheios de Seu Espírito. (...)

Toda pessoa tem o privilégio de ser um conduto vivo, pelo qual o Altíssimo pode comunicar ao mundo os tesouros de Sua graça, as insondáveis riquezas do Ungido. Nada há que o Ungido mais deseje do que agentes que representem ao mundo Seu Espírito e caráter. Não há nada de que o mundo mais necessite que da manifestação do amor do Salvador, mediante a humanidade. Todo o Céu está à espera de condutos pelos quais possa ser vertido o óleo santo para ser uma alegria e bênção para os corações humanos." Parábolas de Jesus, págs. 407, 408, 418, 419.

"A contínua concessão do Espírito Santo à igreja é representada pelo profeta Zacarias por meio de outro símbolo, que contém uma admirável lição de encorajamento para nós. (...)

Das duas oliveiras, o óleo dourado era conduzido através de tubos de ouro, para o bojo do castiçal e daí para as lâmpadas de ouro que iluminavam o santuário. Da mesma sorte, dos santos que permanecem na presença do Altíssimo, Seu Espírito é transmitido aos instrumentos humanos que se consagram ao Seu serviço. A missão dos dois ungidos é comunicar luz e poder ao povo do Altíssimo. É para receber bênção para nós que eles estão na presença do Altíssimo. Como as oliveiras esvaziam-se nos tubos de ouro, assim procuram os mensageiros celestes comunicar tudo que do Altíssimo receberam. Todo o tesouro celestial aguarda que o peçamos e recebamos; e, à medida que recebemos a bênção, devemos naturalmente transmiti-la a outros. É assim que as lâmpadas sagradas são alimentadas, e a Igreja se torna portadora de luz no mundo. (...)

Se com o Altíssimo temos andado na comunhão do Espírito, é porque O procuramos diariamente pela fé. Das duas oliveiras é-nos comunicado o óleo que verte pelo tubos de ouro. Mas os que não cultivam o espírito e o hábito de oração não podem esperar receber o áureo azeite da bondade, paciência, longanimidade, delicadeza e amor." Testemunhos Para Ministros, págs. 509-511.
 
Desta forma, podemos concluir que é mediante o ministério dos anjos, em 1º lugar dos dois ungidos, "as duas oliveiras", e seguidamente de outros anjos, que é comunicado, transmitido, o Espírito do Altíssimo ao Seu povo. Esse poder, essa benção, essa graça, esse dourado óleo, o Espírito do Altíssimo, é-nos ministrado por meio dos anjos, a fim de formarmos um carácter puro e santo. Cada um de nós está representado no candelabro, pois este, além de ser um símbolo do Ungido, a luz do mundo, é também um símbolo do povo do Altíssimo que por seu testemunho é (ou deveria ser) também a luz e o sal da terra (Jo. 8:12; Mat. 5:13,14).

É impossível para nós compreendermos todo este assunto, devido às nossas limitações humanas, e não devemos ir além daquilo que está revelado ou escrito sobre a natureza do Espírito Santo:

"A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque YAHUH não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro." Atos dos Apóstolos, pág. 52.

No entanto ainda não foi respondida a 2ª questão: O quê ou quem são os sete olhos do Altíssimo que percorrem toda a terra?

O pronome demonstrativo "esses" relativamente aos "sete" (v. 10), pressupõe uma referência a algo que já se falou ou mencionou antes. Mas sete quê?

"Olho, e eis que vejo um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite no seu topo, com as suas sete lâmpadas; e sete canudos, um para cada uma das lâmpadas que estão no seu topo." (v. 2)

"Esses sete" se refere aos sete canudos, ou braços que partem do "vaso de azeite no seu topo" que levam o azeite até às lâmpadas. Mas que quer isto dizer? Que significam esses sete canudos, e que como podem eles ser os sete olhos do Altíssimo que percorrem toda a terra?

Acredito que os seguintes versos de Apocalipse nos poderão ajudar a encontrar a resposta:

"João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir; e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Yahushua o Ungido, que é a fiel testemunha";

"E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. (...)

O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.";

"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete Espíritos do Altíssimo e as sete estrelas: Sei as tuas obras; que tens nome de que vives, e estás morto.";

"Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos do Altíssimo";

"Vi no meio do trono e das quatro criaturas viventes, e no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como se tivesse sido morto, tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos do Altíssimo, enviados por toda a terra.";
  
"E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.";

"E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos.";

"E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus." Apo. 1:4,5,16,20; 3:1; 4:5; 5:6;8:2;15:6;16:1.


Do vaso de azeite, e já vimos que o azeite é um símbolo do Espírito do Altíssimo,  partem  os sete braços ou canudos, que simbolizam os sete Espíritos do Altíssimo, que se estendem até às sete lâmpadas, isto é, percorrem toda a terra, pois os filhos do Altíssimo estão em toda a parte. Yahushua, o Cordeiro, que ordena a João escrever aos anjos das igrejas,  tem "sete olhos, que são os sete Espíritos do Altíssimo, enviados por toda a terra". Ou seja, o Espírito Santo,  não é uma 3ª pessoa divina, mas é uma referência  à presença do Altíssimo, às bençãos divinas que nos são comunicadas por meio dos anjos, primeiramente dos dois ungidos, entre os quais Gabriel, e depois, dos 7 espíritos ou anjos  específicos (Hb. 1:13,14) que estão perante o trono do Altíssimo, simbolizados nos 7 braços do candelabro, e finalmente por meio dos anjos que são comissionados a cada Filho do Altíssimo. Como está escrito, os 7 olhos de Yahushua são os 7 espíritos que percorrem toda a terra, ou seja o Espírito do Pai e do próprio Yahushua,  a Sua omnipresença e poder, em cada um de nós (Jo.14:23), Seu povo, mas por meio dos anjos.

Possamos nós dispor-nos a recebê-lo, pois só assim poderemos terminar a obra e iluminar a terra com a mensagem dos 3 anjos. Por outro lado assim como as dificuldades surgidas diante de Zorobabel na reconstrução do templo de Jerusalém foram desfeitas - "Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina" - assim também hoje, que tudo o que está impedindo o povo do Altíssimo de terminar a obra evangelística, seja desfeito pelo "meu Espírito, diz YAHUH dos Exércitos".   

Amén!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Metas da Nova Ordem Mundial

A irmã White escreveu sobre o surgimento da Nova Ordem Mundial e o Movimento da Nova Era. Como poderia ela conhecer esses termos usados por nós com 120 anos de antecedência? São claras as referências que ela faz à NOVA ORDEM (MUNDIAL), ao MOVIMENTO (da NOVA ERA).
 

28 Fundamental Principles (Uriah Smith, 1872)

As they were published in a pamphlet by Uriah Smith in 1872,
and also in the Seventh-day Adventist Yearbooks between the years 1889-1914.

28 Princípios fundamentais, tais como foram publicados num folheto por Uriah Smith em 1872,
e também nos anuários adventistas do sétimo dia entre os anos 1889-1914. Ver: http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/01/maos-criminosas-alteraram-os-escritos.html

28 Fundamental Principles (Uriah Smith, 1872)
Muito diferentes das actuais 28 crenças fundamentais dos adventistas dos sétimo dia! Para saber quando e como se deu a alteração ver:
http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2010/05/do-deus-unico-para-o-deus-trino.html; http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2010/05/um-video-revelador.html


Do Deus Único Para o Deus Trino

Como tudo aconteceu... na IASD. 

DO DEUS ÚNICO PARA O DEUS TRINO

Ver os 28 princípios fundamentais estabelecidos pelos pioneiros adventistas: http://www.scribd.com/doc/31367041/28-Fundamental-Principles-Uriah-Smith-1872

Quem é o Espírito Santo?

Ellen White responde.

Em que criam os pioneiros adventistas?

DEVEMOS RE-IMPRIMIR O QUE OS PIONEIROS CRIAM...  
Sabiam que os princípios fundamentais da IASD foram alterados?



Ver os 28 princípios fundamentais estabelecidos pelos pioneiros: http://www.scribd.com/doc/31367041/28-Fundamental-Principles-Uriah-Smith-1872

Ver também: http://www.arquivoxiasd.com/index.htm#sumario
Neste site verás que existe uma importante parte da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia que é desconhecida pela maior parte dos seus membros, e até por parte de seus pastores e administradores.
DESCOBRE TODA A VERDADE!
http://www.arquivoxiasd.com/index.htm

terça-feira, 4 de maio de 2010

Como cheguei à conclusão de que a IASD faz parte de Babilónia

Após ter recebido alguns emails de pessoas preocupadas com a minha posição de afirmar que a IASD se tornou parte de Babilónia, escrevi este artigo que mostra como cheguei a essa conclusão.

Durante algum tempo, eu mesmo apresentei a outras pessoas, baseado em frases como aquelas que são apresentadas no livro "A Igreja Remanescente", a ideia de que a igreja, como instituição, iria ser ainda purificada, e que não fazia parte de Babilónia. Pouco a pouco, porém, ao dar-me conta da terrível apostasia da igreja, apercebi-me de que esse era um discurso incoerente e que não fazia nenhum sentido.

Mas antes de me aperceber disso, eu citava frases como estas:

O Senhor não falou por nenhum mensageiro que chame a igreja que observa os mandamentos de Deus, Babilónia.” A Igreja Remanescente, pág. 60.

“Enquanto se manifestavam entre o povo profundos toques do Espírito de Deus e almas eram convertidas e corações endurecidos quebrantados, havia os que davam ouvidos às sugestões de Satanás, e estes eram inspirados com zelo que vem de baixo, para saírem proclamando que o próprio povo que estava recebendo o Espírito Santo, e que devia receber a chuva serôdia e a glória que deve iluminar todo o mundo, era Babilónia. Deu o Senhor a esses mensageiros sua mensagem? - Não; pois essa não era uma mensagem verdadeira.” Testemunhos Para Ministros, pág. 49.  

Mas ao analisar a profundidade dessas mesmas frases, comecei a perguntar-me: "Será que a igreja adventista do sétimo dia continua a guardar os 10 mandamentos de Jeová?!", e "Está a igreja a receber o Espírito Santo?!"


“Satanás exulta ao ter sucesso em controlar a mente de tantos falsos cristãos. Ele os enganou, paralisou suas sensibilidades e implantou sua infernal bandeira exactamente no meio deles. Tão enganados estão que não reconhecem.” Testemunhos para a igreja, vol. II, cap. “Apelo à igreja”, pág. 440.

De facto, chamar Babilónia ou uma filha de Babilónia à igreja adventista do sétimo dia há cerca de cem anos atrás, quando esta ainda guardava sua pureza e estava a receber o Espírito Santo, não teria sentido nenhum e seria completamente errado. Mas, infelizmente, hoje faz todo o sentido, pois as constantes advertências da serva do Senhor foram desatendidas, os apelos a uma obra de purificação foram completamente desprezados (ver: http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/05/apelo-para-um-reavivamento-e-reforma.html ), e a igreja foi longe demais em sua apostasia, atendendo ao nível de luz que possuía.

Analisemos rapidamente o que se passou com aqueles que Deus escolheu no passado, para que possamos entender também o que se passou com a igreja adventista do sétimo dia:

"O Senhor Jesus sempre terá um povo escolhido para servi-Lo." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.

O povo de Israel. Não obstante as muitas promessas como esta: "Israel, porém, será salvo pelo Senhor com salvação eterna; não sereis envergonhados, nem confundidos em toda a eternidade" (Is. 45:17), Israel foi rejeitado como povo escolhido. "Quando o povo judeu rejeitou a Cristo, o Príncipe da Vida, Ele tirou-lhes o reino de Deus e entregou-o aos gentios. Deus continuará lidando com cada ramo de Sua obra de acordo com esse princípio." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102. Ver também: http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/03/se-o-meu-povo-se-humilhar-e-se.html


A igreja cristã. Fundada pelo próprio Cristo, quando esteve nesta Terra, a igreja cristã, composta pelos judeus fiéis (os remanescentes do povo de Israel) e por gentios, era pura e imaculada e Jesus disse: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mat. 16:18). Jesus enganou-se? Não! Então o que aconteceu? A igreja cristã apostatou e tornou-se Babilónia. "Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.


"Os romanistas [ou seja, os católicos] têm persistido em acusar os protestantes de heresia e voluntária separação da verdadeira igreja. Semelhantes acusações, porém, aplicam-se antes a eles próprios. São eles os que depuseram a bandeira de Cristo, e se afastaram da "fé que uma vez foi dada aos santos". Jud. 3." O Grande Conflito, pág. 49, (cap. 3).

As igrejas protestantes. Oriundas da Reforma, movimento suscitado por Deus para trazer de volta o povo às verdades bíblicas, estas igrejas no início cumpriram o propósito de Deus e os seus fiéis (os remanescentes da primitiva igreja cristã) constituiam o verdadeiro povo do Senhor. No entanto, também eles apostataram, desviando-se dos mesmos princípios que tinham levado os seus pais a separarem-se de Roma. "Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades. No entanto, se estes, por sua vez, não purificarem a vida de toda má ação, se não estabelecerem puros e santos princípios em todos os aspectos de sua vida, o Senhor os afligirá e humilhará dolorosamente, e, a não ser que se arrependam, os removerá da posição que ocupam, tornando-os um opróbrio." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.


A igreja adventista do sétimo dia. O movimento do advento surgiu das várias denominações da época. Os crentes na mensagem da breve volta de Cristo (remanescentes), vindos das várias igrejas protestantes,  formaram então a igreja adventista do sétimo dia, igreja esta que foi suscitada por Deus  e por longos anos permaneceu na defesa da Sua lei. Mas o cenário é bastante diferente hoje! Esta igreja, assim como o povo de Israel, a igreja cristã e as igrejas protestantes, afastou-se de Deus pela sua persistente apostasia e rebelião. Tradições e filosofias de homens foram colocados em lugar de um assim diz o Senhor.  Ver:
http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/09/comentario-revista-adventista-de.html
http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/09/corrupcao-entre-o-povo-de-deus.html

A igreja rejeitou o Senhor Jesus. "Todo o universo celestial testemunhou o tratamento descaridoso de Jesus Cristo, representado pelo Espírito Santo. Tivesse Cristo estado perante eles, teriam-No tratado de modo semelhante àquele em que os judeus trataram a Cristo." (Special Testimonies [Testemunhos especiais], Série A., nº 6, p. 20). "Os movimentos importantes do presente têm seu paralelo nos do passado, e a experiência da igreja nos séculos antigos encerra lições de grande valor para o nosso tempo." O Grande Conflito, pág. 343.

O que podemos então esperar da parte do Senhor? "Quando o povo judeu rejeitou a Cristo, o Príncipe da Vida, Ele tirou-lhes o reino de Deus e entregou-o aos gentios. Deus continuará lidando com cada ramo de Sua obra de acordo com esse princípio. Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.

E quem serão estes? Felizmente que a igreja de Cristo não são quatro paredes, nem listas de membros, instituições ou organizações, mas é contituída por todos aqueles que adoram a Deus em espírito e verdade (Jo. 4:24). Os que não só professam mas, de facto, guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus. É este grupo de pessoas que constitui a igreja que a serva do Senhor diz não cair e contra a qual Jesus disse não prevalecerem as portas do inferno.

Fomos habituados um pouco como são os católicos, de que é a igreja - instituição, que nunca cairá. Assim os católicos ainda acreditam serem a igreja de Cristo.

Reparem para o mini-discurso do papa, como se assemelha ao dos dirigentes adventistas do 7º dia: "... mesmo que este corpo [a igreja de Cristo] esteja ferido pelos nossos pecados, o Senhor ainda assim ama esta igreja e o Seu Evangelho é a verdadeira força que purifica e cura."




http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Papa-diz-que-pecados-dos-homens-feriram-a-Igreja.rtp&headline=20&visual=9&article=337053&tm=7

Essa foi a mensagem de Bento XVI, no contexto dos escândalos da pedofilia no seio da igreja católica.
E na igreja adventista passa-se a mesma coisa, pois, no meio de tanta corrupção, profunda apostasia, são-nos inculcadas frases do tipo que apresentei acima, dizendo que a igreja adventista não é Babilónia, ignorando aquelas que a condenam abertamente. Temos que compreender que muitas compilações dos livros de Ellen White são tendenciosas, com vista a proteger a imagem desta igreja.

Como contra factos não há argumentos, rendi-me à força das evidências e renunciei às minhas próprias idéias para aceitar algo que o Senhor me estava a revelar.

Eu sentia-me verdadeiramente incomodado com a apostasia dentro da igreja, ao ponto de não me sentir bem dentro daquela que eu ainda via como a igreja do Senhor; parecia até que me teria enganado na porta da igreja! Começei a levantar-me contra a apostasia, denunciando o pecado, até que a oposição da parte dos líderes da igreja se tornou tão grande, e por outro lado, a minha angústia e temor de compactuar com o pecado da igreja me levaram a deixar de ir à igreja e reunir-me com a familia em casa. (Ver:http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/11/julgai-vos-mesmos-se-e-justo.html)

Entretanto fui compreendendo ainda melhor até que ponto tinha ido esta apostasia, pois a base da própria idolatria católica passou a permear a igreja adventista do sétimo dia. O próprio conceito de trindade é uma da provas da presença dessa idolatria nesta igreja. (Em breve publicarei um artigo especificamente sobre este tema.)

Os judeus apostataram e, não obstante, ainda hoje são os guardadores de algumas das cópias dos escritos do antigo testamento. A igreja cristã apostatou, tornando-se na igreja católica e ainda hoje têm em seu poder algumas das cópias dos escritos do novo testamento. Por isso, o facto de que os escritos de Ellen White tenham sido entregues aos adventistas do sétimo dia não quer dizer que estes não apostatassem posteriormente, o que já se verificou, especialmente a partir do momento em que o conceito da trindade foi aceite e introduzido dentro da igreja.


Fez um ano em 24 de Abril, que eu tive um sonho que bastante me elucidou e me fez pensar:


Acredito que existem determinadas frases que são bastante esclarecedoras, no sentido de que Ellen White já tinha advertido a igreja adventista para a possibilidade de esta, continuando em sua apostasia de então, há cem anos atrás, poder tornar-se uma filha de Babilónia e desta forma parte de Babilónia.

Leiam os seguintes artigos que eu escrevi acerca do assunto, onde poderão encontrar este tipo de frases:






"O Senhor Jesus sempre terá um povo escolhido para servi-Lo." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102." Eventos Finais, pág. 53.http://www.ellenwhitebooks.com/?l=7&p=59

O verdadeiro povo de Jeová, não os que professam guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, mas aqueles que verdadeiramente os guardam (Apo. 14:12), estão espalhados em todo o mundo e constituem a verdadeira igreja de Cristo.

Finalmente, quando Cristo for manifesto em Seu povo, e verdadeiramente estivermos unidos a Cristo e uns aos outros pela verdade, estaremos aptos a dar a última advertência a este mundo. Que Deus vos abençoe,

Sérgio Ventura

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.