Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Se o Meu povo se humilhar... Perdoarei

Porém, se vós vos desviardes e servirdes a outros deuses...
lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome

Em resposta à oração de Salomão, por ocasião da consagração do templo,
o Senhor disse: "escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. ...
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpétuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias." (II Cró. 7:12,15,16)

Na sua oração, Salomão tinha pedido a Deus: "Ouve, pois, as súplicas... do Teu povo Israel," "Quando os céus se cerrarem, e não houver chuva, por terem pecado contra Ti, e orarem neste lugar, e confessarem Teu nome, e se converterem dos seus pecados, quando Tu os afligires, então ouve Tu desde os Céus, e perdoa o pecado de Teus servos, e do Teu povo Israel, ... e dá chuva sobre a Tua terra".

E o Senhor respondeu: "Se eu fechar os céus, e não houver chuva... E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei".

"
Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os Meus estatutos, e os Meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, então os arrancarei da Minha terra que lhes dei, e lançarei da Minha presença esta casa que consagrei ao Meu nome, e farei com que seja por provérbio e mote entre todos os povos."

"E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o SENHOR assim com esta terra e com esta casa? E dirão: Porque deixaram ao SENHOR, Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egipto, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso Ele trouxe sobre eles todo este mal." (II Cró. 6: 21, 26, 27; 7:13, 14, 20-22)

Deus tinha escolhido aquele templo. Ele disse que o Seu nome estaria nele perpetuamente. Então, porque é que Ele agora diz que o lançaria fora da Sua presença, se o povo apostatasse? Deus nunca falha. As Suas promessas são condicionais. Os seres humanos, por vezes, é que deixam de cumprir as condições necessárias ao cumprimento das promessas divinas.

"Tivesse Israel permanecido leal a Deus e este glorioso edifício teria permanecido para sempre, como perpétuo sinal de especial favor de Deus a Seu povo escolhido." (Profetas e Reis, cap. O templo e a sua dedicação.)

Mesmo se tivessem pecado, SE o povo se humilhasse, reconhecendo os seus pecados, e se voltasse para Ele e se convertesse dos seus maus caminhos, Deus prometeu ouvir a oração e perdoar. SE NÃO o fizessem, então Deus não poderia cumprir a Sua parte.

"Deus advertiu Salomão contra o mal da apostasia, e predisse os terríveis resultados do pecado... se Israel deixasse "ao Senhor Deus de seus pais", se persistisse na idolatria." (Profetas e Reis, cap. O templo e a sua dedicação.)

O mesmo se passa connosco hoje. "A obra de Deus na Terra apresenta, século após século, uma surpreendente semelhança, em todas as grandes reformas ou movimentos religiosos. Os princípios envolvidos no trato de Deus com os homens são sempre os mesmos. Os movimentos importantes do presente têm seu paralelo nos do passado, e a experiência da igreja nos séculos antigos encerra lições de grande valor para o nosso tempo." O Grande Conflito, cap. Luz Para os Nossos Dias


O que podemos aprender, então, com este relato das Escrituras?

"Deus... prometeu que quando se reunissem para buscá-Lo, reconhecendo seus pecados, e para orarem uns pelos outros, Ele Se reuniria com eles por meio de Seu Espírito."

"Mas os que se reúnem para adorá-Lo devem afastar de si toda coisa má. A menos que O adorem em espírito e em verdade e na beleza da Sua santidade, seu ajuntamento será de nenhum valor.
"

Destes o Senhor declara: "Este povo honra-Me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Mas em vão Me adoram."
(Mat. 15:8 e 9.) Os que adoram a Deus devem adorá-Lo em "espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem". (João 4:23) " (Profetas e Reis, cap. O templo e a sua dedicação.
)

Estamos nós, como adventistas do sétimo dia, nos nossos serviços de culto, a adorar o Senhor em espírito e em verdade, renunciando a todo o pecado? Ou não será antes, que por deixarmos de afastar de nós toda a coisa má, a presença do Senhor não se encontra mais na igreja, tornando-se assim os nossos ajuntamentos de nenhum valor?

Jesus , a testemunha fiel que jamais mentirá,
nos dá a resposta: "Eis que estou à porta, e bato" - Que tristeza! O Senhor diz-nos que ainda se encontra à porta e não no interior... de Laodiceia! - "se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei". "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." O Senhor conhece as nossas obras, Ele está prestes a vomitar Laodiceia! "Sê pois zeloso e arrepende-te!" (Apo. 3:20, 22, 19)

Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.