Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

sábado, 20 de novembro de 2010

Qual é o único meio de vencer o poder de Satanás?!

O Espírito Santo não é uma 3ª pessoa divina diferente do Pai ou do Filho, que aumenta ou diminui de tamanho, para o dobro ou triplo, mas a influência do próprio Pai e de Seu Filho naquele que o recebe.


Durante as leituras de “O Desejado de Todas as Nações” no nosso culto familiar da noite, tenho encontrado frases muito interessantes. Antes de termos iniciado a leitura deste maravilhoso livro, fazia pouco tempo que o tinha lido de capa a capa, já depois de o ter lido e consultado tantas vezes.
Mas agora, as frases, são lidas e analisadas sob nova e mais clara luz, adquirindo um significado muito mais vasto e profundo, e posso entender como todas as verdades se encaixam como um verdadeiro puzzle.

Se me tivessem feito a pergunta que coloquei como título desta mensagem há alguns anos atrás, eu teria respondido: “Somente em nome de Jesus”!

Recordo com tristeza determinada experiência da minha adolescência, pouco depois de me ter batizado. Acabei por me afastar de Deus estando dentro da “igreja”. O meu quarto ficava no sótão, onde havia várias salas vazias. De noite, ouvia passos que se dirigiam ao meu quarto e de repente sentia como que uma força que quase me esmagava. Fazia de conta que não era nada e aguentava “aquela pressão, até se ir embora”. Eu sabia que era Satanás! Também sabia que isso estava a acontecer por que eu andava afastado de Deus.

Clamei ao Senhor, reconhecendo que me era impossível por mim mesmo libertar-me de Satanás, e desejando ser uma nova pessoa. Passado pouco tempo, fui convidado  para ir a um retiro espiritual de 10 dias perto de um rio. Sei que esse encontro foi a resposta de Deus para a minha oração. Fui rebatizado e desde então a minha vida nunca mais foi a mesma.

Depois de voltar para casa, mudei de quarto, e uma noite estava na cama e novamente ouvi aqueles sons. Por duas ou três vezes, em diferentes noites, os sons se repetiram e eu me amedrontava, temendo ser atacado como no passado. Mas um pensamento me veio: “Tão-somente repreende a Satanás em nome de Jesus”. Ao ouvir de novo “aqueles estranhos passos”, levantei-me ousadamente de minha cama e audivelmente disse: “Em nome de Jesus, sai deste lugar Satanás”. E saíu mesmo!

Apenas quero explicar que meus familiares, no passado, se tinham envolvido com feitiçaria, e eu posso testemunhar o quanto isso me afectou.

Se hoje me perguntassem qual é o único meio de vencer o poder de Satanás, eu daria a mesma resposta, acrescentado ainda:

“Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” Mt. 17:21.

“E disse-lhes [Jesus]: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.” Mc. 9:29.

Depois que deixei de crer na trindade, erro fatal para os adventistas do sétimo dia, durante algum tempo me fazia confusão a seguinte frase:

O Espírito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltação de Seu povo. Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Trindade [no original estava Divindade*], a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja. “ O Desejado de Todas as Nações, pág. 574. *http://www.arquivoxiasd.com/pg671.htm

Compreendia para mim mesmo que esta “terceira pessoa da Divindade”, não poderia ser outra senão o próprio Jesus Cristo, ou seja, Seu Espírito, tendo em conta outras evidências da Escritura. Mas apercebi-me que neste mesmo livro haviam outras frases muito esclarecedoras acerca deste assunto.

Ou seja, ao considerar o que ensina a igreja adventista, que essa 3ª pessoa, o Espírito Santo, seja uma pessoa diferente do Pai e do Filho, então não existe harmonia com outras frases do mesmo livro, tornando-se tal interpretação completamente incoerente. Passo a apresentar algumas dessas frases:

“Nos dias de Cristo os guias e mestres de Israel eram impotentes para resistir a Satanás. Negligenciavam o único meio pelo qual se podiam opor aos maus espíritos. Foi pela Palavra de Deus que Cristo venceu o maligno.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 206.

O meio por que podemos vencer o maligno, é aquele pelo qual Cristo venceu - o poder da Palavra.” Idem, pág. 207.

Estas duas frases, considerando a tradicional explicação da igreja adventista, contradizem abertamente a anterior, pois dizem claramente que Cristo, venceu o maligno, não por Seus poderes divinos ou por uma pessoa divina Espírito Santo, mas “pela Palavra de Deus” ou “o poder da Palavra”. Estas expressões são aplicáveis a Cristo pois Cristo é o Verbo ou Palavra de Deus (Jo. 1:1); é descrito como tendo uma espada de dois gumes na Sua boca (Ap. 1:16), que representa a Palavra de Deus, “espada de dois gumes” superior a qualquer outra (Heb. 4:12), e é ainda descrito como Aquele que testemunhou e inspirou aos profetas a escreverem e falarem (Ap. 19:10).

Portanto, a “Palavra de Deus” e “o poder da Palavra” referem-se não só à Palavra escrita de Deus, a Bíblia, como ao próprio Jesus. Jesus Cristo, Aquele que tinha inspirado os profetas do antigo testamento a escreverem, fez-se homem e dependeu de Seu Pai, e dos escritos sagrados, como qualquer um de nós precisa depender, não se tendo servido de Seus poderes divinos para enfrentar Satanás. “Está escrito”, respondia Jesus, e assim devemos nós fazer, e as mesmas palavras que para Jesus eram uma promessa, a certeza e o poder para enfrentar Satanás, o são também para nós. Jesus é de facto, em tudo, nosso exemplo!

Mas se Jesus não utilizou outros poderes para enfrentar o inimigo senão os mesmos que estão à nossa disposição, então quem operou os milagres de Jesus?! Quem expulsou Satanás quando eu pronunciei: “Em nome de Jesus, sai deste lugar Satanás”. Se não é uma 3ª pessoa Espírito Santo, diferente do Pai e do Filho, então quem é?!

“Jesus respondeu, e disse:
Antes que Filipe te chamasse, te vi Eu, estando tu debaixo da figueira. (…)
Enquanto confiar na guia da autoridade humana, ninguém chegará a um salvador conhecimento da verdade. Como Natanael, necessitamos estudar por nós mesmos a Palavra de Deus, e orar pela iluminação do Espírito Santo. Aquele que viu Natanael debaixo da figueira, ver-nos-á no lugar secreto da oração. Anjos do mundo da luz acham-se ao pé daqueles que, em humildade, buscam a guia divina.O Desejado de Todas as Nações, pág. 108.

“Se crerdes em Mim como tal [como Filho de Deus], vossa fé será vivificada. Vereis que os céus se acham abertos, e nunca se hão de fechar. Eu os abri a vós. Os anjos de Deus estão subindo, levando as orações dos necessitados e aflitos ao Pai em cima, e descendo, trazendo bênçãos e esperança, ânimo, auxílio e vida aos filhos dos homens.

Os anjos de Deus estão sempre indo da Terra ao Céu e do Céu à Terra. Os milagres de Cristo pelos aflitos e sofredores, foram operados pelo poder de Deus através do ministério dos anjos. E é por meio de Cristo, pelo ministério de Seus mensageiros celestiais, que toda bênção nos advém de Deus. Tomando sobre Si a humanidade, nosso Salvador une Seus interesses aos dos caídos filhos de Adão, ao passo que mediante Sua divindade, lança mão do trono de Deus. E assim Cristo é o mediador da comunicação dos homens com Deus, e de Deus com os homens. ”Idem. pág. 110.

“Todo o Céu estava palpitante de interesse. Anjos Lhe preparavam caminho ao ministério, movendo o coração dos homens e atraindo-os ao Salvador. ”Idem. pág. 201.

“Os espíritos das trevas hão de combater pela alma que uma vez lhes caiu sob o domínio, mas anjos de Deus hão de contender por aquela alma com predominante poder.”Idem, pág. 207.

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles". Heb. 7:25. Conquanto o serviço houvesse de ser transferido do templo terrestre ao celestial; embora o santuário e nosso grande Sumo Sacerdote fossem invisíveis aos olhos humanos, todavia os discípulos não sofreriam com isso nenhum detrimento. Não experimentariam nenhuma falha em sua comunhão, nem enfraquecimento de poder devido à ausência do Salvador. Enquanto Cristo ministra no santuário em cima, continua a ser, por meio de Seu Espírito, o ministro da igreja na Terra. Ausente de nossos olhos, cumpre-se, entretanto, a promessa que nos deu ao partir: "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos". Mat. 28:20. Conquanto delegue Seu poder a ministros inferiores, Sua vitalizante presença permanece ainda em Sua igreja. ”Idem, pág. 130.

Creio que estas frases de Ellen White são bastante esclarecedoras. Não há lugar para uma 3ª pessoa divina diferente do Pai ou do Filho. Menciona-se a Cristo e o Espírito de Cristo ou o Espírito Santo, o qual não é outro senão o Espírito do Pai (Mt. 3:16; Jo. 15:26), mas não é uma pessoa diferente, e finalmente mencionam-se os anjos. Mas o que é o Espírito de Deus e de Cristo?!

Não temos total revelação acerca deste tema, nem o poderemos compreender completamente em nossa limitada compreensão humana, no entanto, nas frases anteriores, bem como na que apresentei inicialmente, encontramos algumas respostas:

a) “Agente de regeneração”.

b) “Cristo deu Seu Espírito como um poder divino”.

c) O “poder de Deus através do ministério dos anjos”.

d) “Sua vitalizante presença”.

Creio que a seguinte frase, já mencionada em cima, resume todas as outras e é esclarecedora quanto ao facto de que o Espírito de Cristo, Seu poder e presença, nos são ministrados pelo ministério dos anjos:

E é por meio de Cristo, pelo ministério de Seus mensageiros celestiais, que toda bênção nos advém de Deus”.

São eles ainda, que registam nossas acções, agem em nossos corações, conhecendo nossos pensamentos, pois são eles que levam nossas orações ao céu, e derramam sobre nós as bênçãos divinas, tais como o poder de vencer a tentação ou de expulsar Satanás, bem como de operar milagres.

Para mim, pessoalmente, é bastante esclarecedora a experiência de Elias e Eliseu, antes do primeiro ter subido para o céu, num carro de fogo:

“Depois de terem passado, disse Elias a Eliseu: Pede o que te hei de fazer, antes que seja de ti arrebatado. Respondeu Eliseu: Peço-te que haja sobre mim uma dobrada porção do teu espírito.

Tornou-lhe Elias: Difícil coisa pediste. Todavia se me vires quando de ti for arrebatado, assim se te fará; porém do contrário, não se te fará.

Caminhando eles ainda, e conversando, eis que apareceu um carro de fogo, e cavalos de fogo, os quais os separaram um do outro; Elias subiu ao céu por um redemoinho.

Eliseu o viu, e clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e os seus cavaleiros. Não o viu mais; pegou nos seus vestidos e rasgou-os em duas partes.” II Reis 2:9-11.

O que era o espírito de Elias ou a porção dobrada do mesmo?!

Certamente que não foram os pensamentos de Elias que foram transferidos para Eliseu, mas o poder de Deus ou o Espírito de Deus que operava nele, mas em dobro. O Espírito Santo não é uma 3ª pessoa divina diferente do Pai ou do Filho, que aumenta ou diminui de tamanho, para o dobro ou triplo, mas a influência do próprio Pai e de Seu Filho naquele que o recebe.

Neste sentido, desejo ter o espírito de Elias e até mesmo a porção dobrada de Elias, e de verdade temos uma profecia e promessa que não só se cumpriu em João Baptista, mas também se cumprirá em todos aqueles que prepararem o caminho para a 2ª vinda de Cristo e Seu Pai:

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia de Jeová.

Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com anátema.” Mal. 4:5,6.

Sim, o Espírito Santo de Deus será derramado em grande medida sobre todos aqueles que à semelhança de Eliseu estiverem dispostos a recebê-lo em grande medida.

Voltando à pergunta inicial, quero ainda partilhar uma frase de Ellen White que encontrei no link que anteriormente mencionei, e que confirma aquilo que apresentei:

É-nos impossível, por nós mesmos, escapar ao abismo do pecado em que estamos mergulhados. Nosso coração é ímpio, e não o podemos transformar. ‘Quem do imundo tirará o puro? Ninguém!’ Jó 14:4. ‘A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.’ Rom. 8:7. A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua devida esfera de ação, mas neste caso são impotentes. Poderão levar a um procedimento exteriormente correto, mas não podem mudar o coração; são incapazes de purificar as fontes da vida. É preciso um poder que opere interiormente, uma nova vida que proceda do alto, antes que os homens possam substituir o pecado pela santidade.

Esse poder é Cristo.” Caminho a Cristo, pág. 18.

Acerca deste assunto, ver também:http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2010/05/quem-sao-os-dois-ungidos-que-estao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.