Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Solene Apelo – A Masturbação

Entre os mais degradantes vícios que escravizam a humanidade - incluindo muitos adventistas - encontra-se o chamado vício secreto ou masturbação. Ellen White escreveu um livro sobre este tema, mas infelizmente a igreja deixou de publicá-lo. Aqui encontrarás o livro em inglês para consulta online e download, assim como um apanhado de alguns trechos importantes onde se analisam as causas, consequências e tratamento. Encontrarás aqui vários conselhos práticos para aqueles que desejam de todo o coração vencer, ser libertos deste vício.


Entre os mais degradantes vícios que escravizam a humanidade encontra-se o chamado vício secreto ou masturbação. Como uma das grandes inovações da mensagem da reforma pró-saúde entre os adventistas do séc. XIX, Ellen White escreveu um livro (folheto) sobre este tema, o qual era pequeno mas de carácter solene, “An Appeal to Mothers: The Great Cause of the Physical, Mental, and Moral Ruin of Children of Our Time” [Um Apelo às Mães: A Grande Causa da Ruína Física, Mental e Moral das Crianças da Nossa Época] (1864), que seis anos mais tarde foi ampliado e publicado com o título “A Solemn Appeal Relative to Solitary Vice and Abuses and Excesses of the Marriage Relation” (1870). (Ambos os livros podem ser encontrados no site http://egwwritings.whiteestate.org/)

Trata-se de um livro que denuncia tal vício como um terrível pecado contra Deus e contra a própria pessoa que o pratica. Apresenta as diferentes consequências, entre as quais, diversas doenças do corpo e da mente, levando mesmo à morte. A serva do Senhor o considera como um verdadeiro acto suicida. Tal comportamento é o mesmo que quebrar o 6º e o 7º mandamentos, e muitos, por não se haverem arrependido e abandonado tal prática, perderão o céu e a felicidade eterna.

Infelizmente, tal vício também se pratica entre muitas das famílias do professo povo de Deus. Este é pois um dos pecados que se pratica entre os adventistas do sétimo dia, destruindo-lhes a saúde física e mental e, consequentemente, a espiritualidade. Mas este é também um apelo a toda a humanidade!

Ellen White refere as causas que promovem tal vício e mostra a possibilidade de escolher o caminho da renúncia, libertação e cura. Desde confiança no poder de Deus a tratamentos naturais, ela demonstra a possibilidade de vencer as mais vis paixões carnais.

Este é um verdadeiro apelo à vigilância das mães, pois já na infância se começa a manifestar tal desejo. É também um apelo aos jovens e adultos, até mesmo aos pastores, a renunciarem a tais práticas animalescas!

Infelizmente, a esmagadora maioria dos adventistas do sétimo dia não conhecem este livro. Já não é publicado, nem se vende, e devem existir poucos exemplares do mesmo. Portanto, e ironicamente, não está acessível aos adventistas em geral. Pode-se fazer o download deste livro em inglês através do seguinte link:

http://www.sdadefend.com/Believe-Prophet/Solemn/solenm.htm

(Recordo que o livro – folheto – “An Appeal to Mothers…” está contido no livro “A Solemn Appeal…”, o qual está disponível no link acima para download.)

Lamentavelmente, os dirigentes desta igreja preferiram antes defender a sua própria imagem, do que continuar a publicar um livro que, não sendo aceite pelo mundo científico, lhes traria descrédito. Muitos mesmo, dentre os próprios adventistas, o têm considerado desactualizado, com erros, pleno de extremismo e fanatismo da própria Ellen White. É o caso de um artigo que saiu numa das revistas do “adventismo progressista”, na revista “Spectrum” (8/06/2008) escrito por David Larson, um pastor e professor adventista do sétimo dia na escola de religião na universidade de Loma Linda. Não é preciso ler muito para concluir que tal artigo deita por terra a inspiração de Ellen White:

“Such discrepancies between what Ellen White wrote and what modern medical science thinks prompt some to question whether she was inspired by God, as Seventh-day Adventists generally believe. It is my view that we cannot answer this question unless we look at her life and work as a whole. When we do that, I think she fares very well even though she made many mistakes along the way.

If she did nothing more than help establish Loma Linda University, that would be enough evidence to convince me that God used her in a special way; however, she did this sort of thing several times! Clearly, not everything she said and did will pass the test of time. I think it[‘s] unreasonable to think that it should.

(…)

Unless we are talking about sexual addictions, by today’s standards Ellen White’s views seem odd and perhaps even troubling. But maybe what she wrote is less offensive when we compare it with what other people were writing in her time instead of what people are saying in ours. This is usually the better test.”

http://www.spectrummagazine.org/node/851

Tradução: “Tais discrepâncias entre o que Ellen White escreveu e o que a ciência médica moderna pensa levou alguns a questionar se ela era inspirada por Deus, como os adventistas do sétimo dia geralmente crêem. O meu ponto de vista é que nós não podemos responder a esta pergunta a menos que olhemos para a sua vida e obra como um todo. Quando fazemos isso, eu penso que ela está aprovada mesmo pensando que ela cometeu muitos erros ao longo do caminho.

Se ela não fez nada mais senão ajudar a estabelecer a Universidade de Loma Linda, isso seria evidência suficiente para convencer-me de que Deus a utilizou de maneira especial; contudo, ela fez este tipo de coisas diversas vezes! Claramente, nem tudo o que ela disse e fez passará o teste do tempo. Eu penso que é irracional pensar que deveria fazê-lo.
(…)
A menos que estejamos a falar sobre vícios sexuais, pelas normas de hoje os pontos de vista de Ellen White parecem singulares e talvez até problemáticos. Mas talvez o que ela escreveu seja menos ofensivo quando o comparamos com o que outras pessoas escreviam no seu tempo em vez de o que as pessoas dizem no nosso. Este é normalmente o melhor teste.”

Este caso demonstra bem a subtil rejeição, não só do dom de profecia concedido a Ellen White mas também da própria Bíblia, ao longo da história da igreja e entre as camadas mais jovens de adventistas do sétimo dia. A Bíblia não aprova este tipo de prática, nem outras semelhantes:

“Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sémen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.” Gn. 38:8-10

Quando rejeitamos a luz dada por Deus, o resultado é a total depravação do ser humano. Tendo isto em mente, será mera coincidência que o mesmo autor e revista citados em cima estão abrindo o diálogo e até dando abertura a questões como o casamento homossexual?

“If it were up to me, we would use the same term for both heterosexual and homosexual unions but it would be “domestic partnership” rather than “marriage.” This would put both on an equal footing in legal word and deed” (David Larson, Words Matter: The California Supreme Court on “Straight Marriages” and “Gay Domestic Partnerships”.) http://www.spectrummagazine.org/node/699

http://powerofpride.wordpress.com/2008/10/01/adventist-lesbian-couple-seeks-pastor-for-church-wedding/

Tradução: "Na minha opinião, nós deveríamos usar o mesmo termo para ambas as uniões heterossexuais e homossexuais mas deveria ser “companheirismo doméstico” [união de facto] em vez de “casamento”. Isto poria ambas em pé de igualdade em termos legais e na prática.”

Ellen White não precisa nem deve ser provada segundo a ciência moderna, nem ainda segundo outros autores que falem sobre os mesmos temas, mas “à lei e ao testemunho”.

O facto de terem tirado o livro “A Solemn Appeal…” de circulação, demonstra bem que a igreja adventista do sétimo dia está mais preocupada em vender livros que possam fazer dinheiro do que em apresentar ao mundo a verdade presente. Mais do que isso… Está preocupada em esconder a luz* para que esta não revele os seus pecados ocultos!

* “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” II Pe. 1:19.

“E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” Jo. 3:19-21

Para aqueles que não conhecem o referido livro, aconselho que estudem o livro “Orientação da Criança”, 16º secção, págs. 439-468, das quais seguidamente apresento uma selecção de frases onde se encontram diversas referências ao livro que a irmã White inicialmente escreveu – “An Appeal to Mothers…”.

Em cada citação apresento a respectiva página onde se encontra, bem como, no caso de ser uma referência ao livro que estou a divulgar, coloco a respectiva referência.

Ellen White começa por dar um panorama de como se encontrava a sociedade em seus dias, quanto ao tema em questão, e temos que admitir que a nossa sociedade não se encontra nada melhor. Detém-se depois nas causas do vício da masturbação e respectivas consequências. Finalmente apresenta o caminho para a cura e vitória sobre tal pecado.

“Vivemos em meio dos perigos dos últimos dias. Por se generalizar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. A palavra "muitos" refere-se aos professos seguidores de Cristo. Eles são afetados pela iniqüidade dominante, e se afastam de Deus; não é, porém, necessário que eles assim sejam afetados. A causa desse declínio é eles não se manterem limpos da iniqüidade. O fato de seu amor para com Deus estar esfriando por abundar a iniqüidade, mostra que eles são em certo sentido participantes dessa iniqüidade, do contrário ela não lhe afetaria o amor para com Deus, e seu zelo e fervor em Sua causa.” Pág. 439 (do livro Orientação da Criança).

“Muitos dentre os jovens são ávidos de livros. Lêem tudo que podem obter. As provocantes histórias de amor e os quadros impuros exercem uma influência corruptora. As novelas são lidas por muitos com avidez, e, em resultado, sua imaginação se torna corrompida. [Que diria ela hoje em relação à TV, cinema…?!] Nos trens, fotografias de mulheres em estado desnudo são freqüentemente oferecidas à venda. Esses quadros repugnantes encontram-se também em salões de daguerreotipia [estúdios fotográficos], e são dependurados nas paredes dos que negociam com gravuras. É esta uma época em que a corrupção prolifera por toda parte. A concupiscência dos olhos e paixões corruptas despertam-se pela contemplação e a leitura. O coração é corrompido pela imaginação.” Pág. 439.

“Foi-me apresentado terrível quadro da condição do mundo. A iniqüidade alastra-se por toda parte. A licenciosidade é o pecado especial deste século. Jamais o vício ergueu a cabeça disforme com tal ousadia como o faz agora. O povo parece estar entorpecido, e os amantes da virtude e da verdadeira piedade acham-se quase desanimados por sua ousadia, força e predominância.

Foi-me apresentado Romanos 1:18-32, como verdadeira descrição do mundo antes da segunda vinda de Cristo. Appeal to Mothers, pág. 27.

É o pecado, e não as provas de sofrimento, que separa Deus de Seu povo e torna a alma incapaz de apreciá-Lo e glorificá-Lo. É o pecado que está destruindo almas. Pecado e vício existem em famílias de observadores do sábado.” Pág. 440.

“A juventude de hoje é um indicativo certo do futuro da sociedade e, ao vê-la, que podemos esperar desse futuro? A maioria é amante dos prazeres e avessa ao trabalho. ... Tem muito pouco domínio próprio, e fica exaltada e furiosa ante a mais leve ocorrência.” Pág. 440.

Alguns que fazem alta profissão de fé não compreendem o pecado da masturbação e seus seguros resultados. O hábito longamente arraigado lhes tem cegado o entendimento. Eles não avaliam a excessiva malignidade desse degradante pecado.

Jovens e crianças de ambos os sexos se entregam a poluição moral, e praticam esse repulsivo vício, destruidor da alma e do corpo. Muitos professos cristãos acham-se tão embotados pela mesma prática, que suas sensibilidades morais não podem ser despertadas para compreender que isso é pecado e que, se nisso continuam, os seguros resultados serão completa ruína do corpo e da mente. O homem, o ser mais nobre da Terra, formado à imagem de Deus, transforma-se em animal! Faz-se grosseiro e corrupto. Todo cristão terá de aprender a refrear as paixões e a ser regido por princípios. A menos que assim faça, é indigno do nome de cristão.” Pág. 441.

“A corrupção moral tem feito mais do que qualquer outro mal para causar a degeneração da raça. É praticada em alarmante grau e traz doenças de quase todas as espécies descritas. Mesmo crianças, nascidas com irritabilidade natural dos órgãos sexuais, encontram alívio momentâneo em tocá-los, o que apenas aumenta a irritação e leva à repetição do ato, até se estabelecer um hábito, que aumenta com o crescimento.” Págs. 441, 442.

Em muitíssimos casos, os pais são os verdadeiros pecadores. Têm abusado dos privilégios matrimoniais e, pela condescendência, fortalecido suas paixões animais. E ao se fortalecerem estas, têm-se enfraquecido as faculdades morais e intelectuais. O espiritual tem sido superado pelo animalesco. Nascem crianças com tendências animais grandemente desenvolvidas, tendo-lhes sido transmitido o próprio retrato do carácter dos pais.” Pág. 442.

“Tem-me sido mostrado que pessoas de comportamento aparentemente bom, e que não tomam injustificável liberdade com o outro sexo, eram culpadas de praticar a masturbação quase todos os dias de sua vida. Não se têm afastado desse terrível pecado, mesmo durante as mais solenes reuniões.” Pág. 442.

“Uma mente corrompida pode semear mais semente má num curto período de tempo do que muitos a podem arrancar em toda a vida.” Pág. 443.

Se a prática é continuada nas idades de quinze anos e daí para cima, o organismo protesta contra o prejuízo já sofrido, e continua a sofrer, e os fará pagar a pena da transgressão de suas leis, especialmente nas idades de trinta a quarenta e cinco anos, por muitas dores no organismo e várias doenças, tais como afecções do fígado e dos pulmões, neuralgia, reumatismo, afecções da espinha, enfermidades nos rins, e tumores cancerosos. Alguns dos delicados mecanismos da natureza cedem, deixando uma tarefa mais pesada para os restantes realizarem, o que lhe desorganiza o delicado arranjo, havendo freqüentemente repentina decadência física, cujo resultado é a morte. Appeal to Mothers, pág. 18.” Pág. 444.

Tirar repentinamente a vida de alguém não é maior pecado à vista do Céu que destruí-la gradual mas seguramente. As pessoas que sobre si trazem decadência certa, por praticar o mal, sofrerão a penalidade aqui e, a menos que haja completo arrependimento, não serão mais admitidas no Céu do que aquele que destrói repentinamente a vida. Appeal to Mothers, pág. 26.” Pág. 444.

A masturbação destrói as boas resoluções, o esforço fervoroso, e a força de vontade para formar um bom caráter religioso. Todos os que têm qualquer verdadeiro senso do que significa ser cristão sabem que os seguidores de Cristo estão na obrigação, como discípulos Seus, de trazerem todas as suas paixões, forças físicas e faculdades mentais, em perfeita subordinação à Sua vontade. Os que são controlados por suas paixões não podem ser seguidores de Cristo. Appeal to Mothers, págs. 9 e 10.” Pág. 445.

“Os sensitivos nervos do cérebro perderam o saudável tono devido à excitação mórbida para satisfazer um desejo não natural de satisfação sensual. Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, em influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente. Em atenção a isto, como é importante que pastores e povo que professam piedade se apresentem limpos e imaculados quanto a esse vício degradante da alma!” Pág. 447.

“A força moral está excessivamente enfraquecida, ao entrar em conflito com hábitos estabelecidos. Os pensamentos impuros dominam a imaginação, e a tentação é quase irresistível. Estivesse a mente acostumada a contemplar assuntos elevados, a imaginação educada a ver coisas puras e santas e seriam fortalecidas contra a tentação. Demorar-se-iam sobre o que é celestial, puro, sagrado, e não poderiam ser atraídos para o degradante, corrupto e vil.” Págs. 447, 448.

“A condescendência com as paixões inferiores levará muitíssimos a fechar os olhos à luz; pois temem ver pecados que não estão dispostos a abandonar.” Pág. 448.

“Muitos casos me têm sido apresentados e, ao ter eu uma visão de sua vida interior, minha alma ficou acabrunhada e desgostosa, e com repugnância do apodrecimento do coração dos seres humanos que professam piedade e falam de trasladação para o Céu. Tenho-me perguntado freqüentemente: Em quem posso confiar? Quem está isento de iniqüidade?

Encho-me de horror ao me ser apresentada a condição de famílias que professam a verdade presente. É quase incrível a depravação dos jovens e mesmo das crianças. Não sabem os pais que o vício está destruindo e desfigurando em seus filhos a imagem de Deus. Entre eles há os pecados que caracterizaram os sodomitas. Os pais são responsáveis, pois não educam os filhos a amar e obedecer a Deus. Não os têm reprimido, nem lhes têm ensinado diligentemente o caminho do Senhor. Têm-lhes permitido entrar e sair quando querem, e associarem-se com os mundanos. Essas influências mundanas que anulam o ensino e a autoridade paternos encontram-se grandemente na chamada boa sociedade. Por seu vestuário, aparência, divertimentos, cercam-se eles duma atmosfera contrária a Cristo.

Nossa única segurança é manter-nos como filhos peculiares de Deus. Não devemos ceder um milímetro ante os costumes e modas deste século degenerado, mas permanecer em independência moral, não assumindo nenhum compromisso com suas práticas corruptas e idólatras.” Pág. 449.

“Ali estava um homem que se degradava diariamente, e todavia ousava arriscar-se a entrar na presença de Deus, e pedir um acréscimo da força que ele vilmente dissipara, e que, se concedida, consumiria em sua concupiscência. (…) Quisera poder convencer-me de que casos como o que apresento são raros; sei, porém, que são freqüentes.” Pág. 451.

“Praticara esse hábito por tanto tempo que parecia haver perdido o domínio de si mesmo. (…) Prometera a Deus, repetidas vezes, e com tanta freqüência quebrara seus votos, entregando-se às corruptoras concupiscências, que Deus o deixara operar sua própria ruína. Ele já morreu. Foi um suicida. A pureza do Céu jamais será manchada por sua companhia. Appeal to Mothers, págs. 24-28.” Pág. 452.

“A paixão está obtendo positivo domínio de todo o vosso ser - e paixão de que qualidade? De natureza baixa, destruidora. Cedendo a ela, amargurareis a vida de vossos pais, trareis tristeza e vergonha às irmãs, sacrificareis o próprio caráter e perdereis o Céu e uma gloriosa vida imortal. Estais pronta a fazê-lo? …

Não considero perdido vosso caso; se considerasse, minha pena não estaria traçando estas linhas. Com o poder de Deus, podereis redimir o passado. ...

Praticaríeis na presença de vosso pai um ato impuro? Não, verdadeiramente não. Mas o fazeis na presença de vosso Pai celestial, que é muito mais excelso, tão santo, tão puro!” Pág. 453, 454.

“É este um século dissoluto. Meninos e meninas começam a dar atenção uns aos outros quando deviam estar no Jardim da Infância tomando lições de modéstia e comportamento. Qual é o efeito dessa mistura comum? Aumenta a castidade dos jovens que assim se reúnem? Não, de fato não. Faz crescer as primeiras paixões concupiscentes; depois de tais encontros, a juventude é enlouquecida pelo diabo, e se entrega às suas práticas vis.

Os pais estão dormindo e não sabem que Satanás implantou justamente em sua casa a sua infernal bandeira. Fui levada a indagar: O que será da juventude neste século corrupto? (…)

Caso uma menina que acaba de entrar na adolescência seja abordada com familiaridade por um rapaz de sua própria idade, ou mais velho, deve ser ensinada a de tal maneira indignar, que tais liberdades jamais se repitam. Quando a companhia de uma moça é freqüentemente procurada por rapazes ou jovens, algo está errado. Essa jovem precisa de uma mãe que lhe mostre seu lugar, que a restrinja, ensinando-lhe o que é próprio de uma moça de sua idade.

A corruptora doutrina prevalecente de que, segundo o ponto de vista da saúde, devem os sexos misturar-se tem realizado sua perniciosa obra.” Pág. 455, 456.

Não vos enganeis em crer que, afinal de contas, essa matéria vos foi apresentada numa luz exagerada. Eu não colori o quadro. Declarei fatos que suportarão a prova do juízo. Despertai! Despertai! Suplico-vos antes que seja tarde demais para endireitar os erros, e vós e vossos filhos pereçais na ruína geral. (…)

A menos que os pais despertem, não há esperança para os filhos.” Pág. 456.

“Quão importante é que ensinemos aos nossos filhos o domínio próprio desde a própria infância, e lhes ensinemos a lição da submissão da vontade a nós! Appeal to Mothers, pág. 10.” Pág. 457.

“Fortalecei-lhes a mente jovem, e preparai-os para detestarem esse vício destruidor da saúde e da alma. Appeal to Mothers, pág. 13.

…Mães, não podeis ser cuidadosas demais em evitar que vossos filhos aprendam hábitos baixos. É mais fácil aprender o mal do que erradicá-lo depois de aprendido. Appeal to Mothers, págs. 10 e 11.” Pág. 457, 458.

“Se vossos filhos praticam esse vício, podem estar no perigo de recorrer à falsidade para vos enganar. Mas, mães, não deveis ser facilmente acalmadas e deixar vossas buscas. Não deveis deixar a questão descansar, enquanto não estiverdes completamente satisfeitas. A saúde e a alma dos que amais estão em perigo, o que torna esta questão da maior importância. Não obstante as tentativas para ludibriar e ocultar, determinada vigilância e íntima investigação geralmente revelarão o verdadeiro estado do caso. Então a mãe deve apresentar-lhes fielmente este assunto em sua verdadeira luz, mostrando sua degradante tendência para baixo. Procurai convencê-los de que a condescendência com esse pecado destruirá o respeito próprio, e a nobreza de caráter arruinará a saúde e a moral; e essa suja mácula apagará da alma o verdadeiro amor a Deus e a beleza da santidade. A mãe deve prosseguir nessa questão até ter suficiente evidência de que a prática está terminada. Appeal to Mothers, págs. 13 e 14.” Pág. 458.

“Podereis indagar: Como poderemos remediar o mal já existente? Como começaremos o trabalho? Se vos falta sabedoria, ide a Deus; Ele a prometeu dar liberalmente. Orai muito, e com fervor, pelo auxílio divino. Appeal to Mothers, págs. 20 e 21.” Pág. 458.

“Antes de vos empenhardes na obra de ensinar aos vossos filhos a lição do domínio próprio, vós mesmos a devíeis ter aprendido. Se facilmente vos agitais e tornais impacientes, como podereis parecer razoáveis aos vossos filhos, ao lhes ensinar a controlar suas paixões? (…)

Se possível, deveis fazer-lhes sentir que é contra Deus, o puro e santo Deus, que têm pecado; que o grande Perscrutador dos corações é ofendido com essa atitude; que nada Lhe é oculto. Se assim puderdes impressionar vossos filhos para que exerçam aquele arrependimento que é aceitável a Deus, aquela piedosa tristeza que opera o arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende, a obra será completa, e certa a reforma. Appeal to Mothers, págs. 21 e 22.” Pág. 459.

“A menos que o espírito de vossos filhos esteja firmemente equilibrado pelos princípios religiosos, sua moral se corromperá pelos exemplos viciosos com os quais entram em contacto.

Resguardai-os, como devem fazer as mães fiéis, de serem contaminados pela associação com qualquer novo companheiro. Guardai-os, como jóias preciosas, da influência corruptora desta época. Se estiverdes em tal situação que seu intercâmbio com os jovens companheiros nem sempre possa ser controlado, como gostaríeis que fosse, então deixai que eles visitem vossos filhos em vossa presença; e de modo algum permitais a esses companheiros dormir na mesma cama, ou no mesmo quarto. Será muito mais fácil evitar o mal do que curá-lo mais tarde. ...

Eles [os pais], lhes permitem visitar outros jovens amigos, formar suas próprias amizades, e mesmo fugir ao cuidado vigilante dos pais, um tanto distante de casa, onde lhes é permitido fazer justamente o que querem. Satanás aproveita todas essas oportunidades e toma conta da mente dessas crianças que as mães ignorantemente expõem às suas ardilosas ciladas. Appeal to Mothers, págs. 13 e 14.” Pág. 460.

Não podeis despertar a sensibilidade moral de vossos filhos, enquanto não fordes cuidadosos na escolha de seu alimento. A mesa que os pais geralmente preparam para os filhos é uma cilada para eles. Os pais condescendentes não ensinam aos filhos a abnegação. O próprio alimento que diante deles colocam é de molde a irritar o estômago. O estímulo assim produzido é comunicado ao cérebro, e, como resultado, despertam-se as paixões.” Pág. 460.

“Nunca será demais repetir que o que é levado ao estômago não somente afeta o corpo, mas em última análise também a mente. Alimento grosseiro e estimulante agita o sangue, estimula o sistema nervoso e com muita freqüência embota a percepção moral de tal modo que a razão e a consciência são subjugadas pelos impulsos sensuais. É difícil, e, muitas vezes, quase impossível, alguém que é intemperante no regime alimentar ser paciente e exercer o domínio próprio. Daí a importância especial de só permitir às crianças, cujo caráter ainda não está formado, terem o alimento que seja saudável, e nada estimulante. (…)

Não devemos pôr carne diante de nossos filhos. Sua influência é avivar e fortalecer as mais baixas paixões, tendo a tendência de amortecer as faculdades morais.” Pág. 461.

Banhar-se freqüentemente é muito benéfico, especialmente à noite, justamente antes de deitar, ou ao se levantar de manhã. Tomará apenas alguns momentos dar nos filhos um banho e friccioná-los até o corpo ficar avermelhado. Isso traz o sangue à superfície, aliviando o cérebro; e há menos inclinação para condescender com práticas impuras. Ensinai aos pequenos que Deus não Se agrada de vê-los com o corpo sujo e roupas desalinhadas e rasgadas. Dizei-lhes que Deus deseja que sejam puros interna e externamente, para poder habitar com eles.” Pág. 461.

“Deve especialmente cada peça [de roupa] que entra em contato com a pele ser conservada limpa e livre de qualquer odor ofensivo. Coisa alguma de carácter irritante deve tocar o corpo das crianças, nem se deve permitir que sua roupa os aperte de qualquer maneira. Caso se desse mais atenção a esse assunto, muito menos impureza seria praticada.” Pág. 462.

“São [os jovens] escusados em grande parte do exercício físico por medo de que trabalhem demais. Os pais levam, eles mesmos, responsabilidades que os filhos devem levar. É mau trabalhar demais, mas o resultado da indolência deve ser mais temido. A ociosidade leva à condescendência de hábitos corruptos. A operosidade não cansa, nem mesmo a quinta parte do que o faz o hábito pernicioso da masturbação. Se o trabalho simples e bem regulado debilita vossos filhos, estai certos, pais, de que há alguma coisa, além de seu trabalho, que lhes está enervando o organismo, e produzindo um senso de constante cansaço. Dai a vossos filhos trabalho físico que ponha em exercício os nervos e os músculos. O cansaço proveniente de tal trabalho diminuir-lhes-á a inclinação para condescenderem com hábitos viciosos.” Pág. 462.

Pela indolência, não somente será a força moral enfraquecida e aumentado o impulso passional, mas os anjos de Satanás tomam posse de toda a cidadela da mente e compelem a consciência a render-se à vil paixão. Devemos ensinar às crianças hábitos de paciente operosidade. Appeal to Mothers, págs. 18 e 19.” Pág. 462, 463.

“Deveis apresentar aos vossos filhos o encorajamento de que um Deus misericordioso aceitará o verdadeiro arrependimento de coração e lhes abençoará os esforços para se purificarem de toda a imundícia da carne e do espírito. Ao ver Satanás que está perdendo o domínio sobre o espírito de vossos filhos, tentá-los-á fortemente, procurando obrigá-los a continuar a prática desse enfeitiçante vício. Mas, com firme propósito, devem resistir às tentações de Satanás para transigir com as paixões animais, por ser um pecado contra Deus. Não se devem arriscar em terreno proibido, onde Satanás possa exigir domínio sobre eles. Se, com humildade, rogarem a Deus pureza de pensamento, e uma imaginação refinada e santificada, Ele os ouvirá e lhes atenderá as petições. Deus não os deixou a perecer em seus pecados, mas ajudará ao fraco e indefeso, se esses sobre Ele se lançarem com fé. Appeal to Mothers, págs. 22 e 23.” Pág. 463.

Os que corrompem seu próprio corpo não poderão fruir o favor de Deus enquanto não se arrependerem sinceramente, fazendo completa reforma e aperfeiçoando a santidade no temor do Senhor. Appeal to Mothers, pág. 29.” Pág. 464.

Deveis dominar vossos pensamentos. Não será trabalho fácil; não o conseguireis sem assíduo e mesmo árduo esforço. ... Se condescenderdes com vãs imaginações, permitindo que a mente se demore em assuntos impuros, sereis, em certo sentido, tão culpada perante Deus, como se vossos pensamentos fossem levados à ação. Tudo o que impede a ação é a falta de oportunidade. Sonhar e construir castelos dia e noite são hábitos maus e excessivamente perigosos. Uma vez estabelecidos, é quase impossível rompê-los e dirigir os pensamentos para temas puros, santos e elevados. Deveis tornar-vos fiel sentinela de vossos olhos, ouvidos e todos os sentidos, se quiserdes dominar a mente e impedir que vãos e corruptos pensamentos vos manchem a alma. Só o poder da graça pode realizar tão desejável obra.

Deus requer que não somente domineis vossos pensamentos, mas também as paixões e afeições. Vossa salvação depende de vos governardes nestas coisas. (…)

A imaginação deve ser positiva e persistentemente dominada, se as paixões e afeições tiverem de tornar-se sujeitas à razão, à consciência e ao carácter. ...

Lede a Bíblia atentamente e com oração, e sede guiados pelos seus ensinos. Essa é a vossa segurança.” Pág. 464, 465.

“Os que querem ter a sabedoria que vem de Deus não se devem tornar insensatos no pecaminoso conhecimento deste século, a fim de serem sábios. Devem fechar os olhos para não ver e aprender o mal. Devem fechar os ouvidos para não ouvirem o mal, e obterem o conhecimento que lhes macularia a pureza de pensamento e de ações, e guardar sua língua para que não transmita comunicações corruptas nem em sua boca haja o engano. Appeal to Mothers, pág. 31.

Evitai ler e ver coisas que sugiram pensamentos impuros. Cultivai as faculdades morais e intelectuais.” Pág. 465.

O estudo excessivo, em virtude de aumentar a corrente do sangue para o cérebro, cria uma irritabilidade mórbida que tende a diminuir o poder do domínio próprio, e muitíssimas vezes dá lugar a impulso e capricho. Assim se abre a porta à impureza. O mau uso, ou a falta de uso da capacidade física, é, em grande parte, responsável pela onda de corrupção que se está espalhando pelo mundo. "Orgulho, abundância de pão e de ociosidade" são os inimigos mortais do progresso humano nesta geração, bem como quando ocasionaram a destruição de Sodoma.

(…) Ensinai aos estudantes que viver de maneira correcta depende de pensar de maneira correcta, e que a actividade física é essencial à pureza do pensamento.” Pág. 465, 466.

A pureza de vida e um carácter moldado segundo o Modelo divino não se obtêm sem ardorosos esforços e princípios fixos. A pessoa vacilante não terá êxito em alcançar a perfeição cristã. Será pesada na balança e achada em falta. Como um leão rugidor, Satanás está procurando sua presa. Experimenta seus ardis sobre todo o jovem ingénuo. ... Satanás diz aos jovens que ainda há bastante tempo, que podem transigir com o pecado e o vício uma vez mais e depois nunca mais; mas essa única condescendência envenenar-lhes-á toda a vida. Não vos aventureis, uma vez que seja, a pisar em terreno proibido. Nesses dias maus e perigosos, em que a sedução ao vício e à corrupção se encontram a cada lado, eleve-se ao Céu o grito sincero e sentido dos jovens: "Como purificará o jovem o seu caminho?" E se abram os seus ouvidos e se incline seu coração a obedecer à instrução dada na resposta: "Observando-o conforme a Tua Palavra." Sal. 119:9.

Todos são responsáveis por suas ações, enquanto são provados neste mundo. Todos terão poder para controlar suas ações se o quiserem. Se forem fracos na virtude, pureza de pensamentos e ações, poderão obter auxílio do Amigo do indefeso.

Jesus está familiarizado com todas as fraquezas da natureza humana e, se Lhe rogarem, dará forças para vencer às mais poderosas tentações. Todos poderão obter essa força, se a buscarem com humildade. Appeal to Mothers, pág. 31.

A única segurança para a juventude deste século corrompido é pôr em Deus a sua confiança. Sem o auxílio divino, não poderão controlar as paixões e apetites humanos. Em Cristo está justamente o auxílio necessitado, mas quão poucos vão a Ele em busca desse auxílio! Quando esteve na Terra, Jesus disse: "E não quereis vir a Mim para terdes vida." João 5:40. Em Cristo, todos podem ser vencedores. Podeis dizer com o apóstolo: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou." Rom. 8:37. E ainda: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão." I Cor. 9:27.” Pág. 466, 467.

Em Cristo encontrarão pastagens, obterão força e esperança e não serão perturbados por impaciente anelo de alguma coisa para lhes divertir a mente e satisfazer o coração. Acharam a pérola de grande preço e o espírito descansa pacificamente. Seus prazeres são de caráter puro, pacífico, elevado e celestial. Não deixam doloridas reflexões nem remorso. Tais prazeres não prejudicam a saúde ou debilitam a mente, mas são de natureza sadia.” Pág. 467.

A leitura da Palavra de Deus não fascinará a imaginação e inflamará as paixões, como um livro de histórias fictícias, mas abrandará, suavizará, elevará e santificará o coração. Quando em dificuldades, perseguidos por ferozes tentações, têm o privilégio da oração. Que exaltado privilégio! Seres finitos, de pó e cinza, admitidos pela mediação de Cristo na sala de audiência do Altíssimo! Em tais exercícios, a alma é levada a uma sagrada aproximação de Deus, renovada no conhecimento e verdadeira santidade, e fortalecida contra os assaltos do inimigo. Appeal to Mothers, págs. 23 e 24.” Pág. 468.

Após a leitura destas citações inspiradas, podemos concluir que Ellen White continua a passar por todos os testes possíveis. Embora a ciência negue estas palavras, e o faz também com a própria Bíblia, a força das evidências actuais mostram a qualquer leitor sincero a veracidade destas frases.

O meu testemunho pessoal é que, verdadeiramente, tudo quanto li em cima é real, não só entre os jovens do mundo, mas nos da igreja. Ao ler cada palavra, me apercebi que cada detalhe dado corresponde exactamente àquilo que está acontecendo na actualidade. No entanto, as circunstâncias actuais são ainda piores que no tempo de Ellen White.

Num próximo artigo falarei sobre o outro aspecto mencionado no livro que estou divulgando, ou seja, o excesso sexual no casamento.



NOTA: Para um estudo adicional, ver também Testemunhos para a Igreja, vol. 2, cap. 55, “Sensualidade nos jovens”, págs. 390-411. Para ler (a paginação é diferente, verificar os títulos) ou fazer download deste livro em Espanhol, ir a:

http://www.scribd.com/doc/29550897/EGW-Testimonios-Para-La-Iglesia-2

Todos os outros volumes (9 no total) dos Testemunhos estão disponíveis para download, em Espanhol. Procura nos meus documentos, no Scribd.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.