Nem na Bíblia nem nos escritos de Ellen White existe exaltação ou adoração ao Espírito Santo. Desde os tempos anteriores à criação do homem até à eliminação do pecado no futuro, pelas eras eternas, apenas o Pai, Jeová dos Exércitos, o Deus Todo-Poderoso, e Seu Filho Unigénito, Jesus Cristo, são exaltados e adorados.
O terceiro ser ocasionalmente mencionado não faz parte da divindade, pois é apenas um anjo honrado, o “primeiro depois de Cristo”:
“Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem" (Gên. 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ser consultado sobre a formação do homem, e porque não o foi, encheu-se de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus [a de Cristo].” Primeiros Escritos, pág. 145.
“O Soberano do Universo não estava só em Sua obra de beneficência. Tinha um companheiro - um cooperador que poderia apreciar Seus propósitos, e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus." João 1:1 e 2. Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um em natureza, carácter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus.” Patriarcas e Profetas, pág. 34.
“Satanás parece paralisado ao contemplar a glória e majestade de Cristo. Aquele que fora um querubim cobridor lembra-se donde caiu. Ele, um serafim resplandecente, "filho da alva" quão mudado, quão degradado! Do conselho onde tantas honras recebera, está para sempre excluído. Vê que agora um outro [anjo Gabriel] se encontra perto do Pai, velando Sua glória. Viu ser colocada a coroa sobre a cabeça de Cristo por um anjo de elevada estatura e presença majestosa, e sabe que a exaltada posição deste anjo poderia ter sido sua.” O Grande Conflito, pág. 669.
“Perante o Universo foi apresentado claramente o grande sacrifício feito pelo Pai e o Filho em prol do homem. É chegada a hora em que Cristo ocupa a Sua devida posição, sendo glorificado acima dos principados e potestades, e sobre todo o nome que se nomeia. Foi pela alegria que Lhe estava proposta - a fim de poder trazer muitos filhos à glória - que Ele suportou a cruz e desprezou a ignomínia.” Idem, pág. 675.
“A glória de Deus e do Cordeiro inunda a santa cidade, com luz imperecível. Os remidos andam na glória de um dia perpétuo, independentemente do Sol. "Nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus todo-poderoso, e o Cordeiro." Apoc. 21:22. O povo de Deus tem o privilégio de entreter franca comunhão com o Pai e o Filho.” Idem, pág. 676.
“E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o carácter. (…)
"E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Apoc. 5:13.” Idem, pág. 678.
Onde está a chamada 3ª pessoa da trindade? Não há menção do seu trono?!
Na verdade, parece evidente que os esforços do catolicismo para introduzir a trindade na Bíblia num passado remoto, se repetem hoje por alguns “expertos” nos livros de Ellen White. Não existe possibilidade de negar as frases apresentadas anteriormente. Não são frases, mas capítulos inteiros!
Fazer isso seria negar os Testemunhos.
Mas que dizer então de frases que aparentemente defendem ou apoiam a trindade?!
Ou Ellen White não quis dizer o que alguns pensam, ou então seus escritos foram abundantemente forjados e adulterados!
Para quem tenha tido o privilégio de estudar Ellen White, será óbvio compreender que seus livros são verdadeiramente inspirados, algo fora do comum. Creio que a 2º hipótese é a certa.
Acredito que, mesmo assim, estudando a Palavra de Deus em seu todo poderemos chegar a compreender a verdade e o erro. O Espírito de Deus no-lo revelará:
“Qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” I Cor. 2:11.
Sem comentários:
Enviar um comentário