Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Como cheguei à conclusão de que a IASD faz parte de Babilónia

Após ter recebido alguns emails de pessoas preocupadas com a minha posição de afirmar que a IASD se tornou parte de Babilónia, escrevi este artigo que mostra como cheguei a essa conclusão.

Durante algum tempo, eu mesmo apresentei a outras pessoas, baseado em frases como aquelas que são apresentadas no livro "A Igreja Remanescente", a ideia de que a igreja, como instituição, iria ser ainda purificada, e que não fazia parte de Babilónia. Pouco a pouco, porém, ao dar-me conta da terrível apostasia da igreja, apercebi-me de que esse era um discurso incoerente e que não fazia nenhum sentido.

Mas antes de me aperceber disso, eu citava frases como estas:

O Senhor não falou por nenhum mensageiro que chame a igreja que observa os mandamentos de Deus, Babilónia.” A Igreja Remanescente, pág. 60.

“Enquanto se manifestavam entre o povo profundos toques do Espírito de Deus e almas eram convertidas e corações endurecidos quebrantados, havia os que davam ouvidos às sugestões de Satanás, e estes eram inspirados com zelo que vem de baixo, para saírem proclamando que o próprio povo que estava recebendo o Espírito Santo, e que devia receber a chuva serôdia e a glória que deve iluminar todo o mundo, era Babilónia. Deu o Senhor a esses mensageiros sua mensagem? - Não; pois essa não era uma mensagem verdadeira.” Testemunhos Para Ministros, pág. 49.  

Mas ao analisar a profundidade dessas mesmas frases, comecei a perguntar-me: "Será que a igreja adventista do sétimo dia continua a guardar os 10 mandamentos de Jeová?!", e "Está a igreja a receber o Espírito Santo?!"


“Satanás exulta ao ter sucesso em controlar a mente de tantos falsos cristãos. Ele os enganou, paralisou suas sensibilidades e implantou sua infernal bandeira exactamente no meio deles. Tão enganados estão que não reconhecem.” Testemunhos para a igreja, vol. II, cap. “Apelo à igreja”, pág. 440.

De facto, chamar Babilónia ou uma filha de Babilónia à igreja adventista do sétimo dia há cerca de cem anos atrás, quando esta ainda guardava sua pureza e estava a receber o Espírito Santo, não teria sentido nenhum e seria completamente errado. Mas, infelizmente, hoje faz todo o sentido, pois as constantes advertências da serva do Senhor foram desatendidas, os apelos a uma obra de purificação foram completamente desprezados (ver: http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/05/apelo-para-um-reavivamento-e-reforma.html ), e a igreja foi longe demais em sua apostasia, atendendo ao nível de luz que possuía.

Analisemos rapidamente o que se passou com aqueles que Deus escolheu no passado, para que possamos entender também o que se passou com a igreja adventista do sétimo dia:

"O Senhor Jesus sempre terá um povo escolhido para servi-Lo." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.

O povo de Israel. Não obstante as muitas promessas como esta: "Israel, porém, será salvo pelo Senhor com salvação eterna; não sereis envergonhados, nem confundidos em toda a eternidade" (Is. 45:17), Israel foi rejeitado como povo escolhido. "Quando o povo judeu rejeitou a Cristo, o Príncipe da Vida, Ele tirou-lhes o reino de Deus e entregou-o aos gentios. Deus continuará lidando com cada ramo de Sua obra de acordo com esse princípio." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102. Ver também: http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/03/se-o-meu-povo-se-humilhar-e-se.html


A igreja cristã. Fundada pelo próprio Cristo, quando esteve nesta Terra, a igreja cristã, composta pelos judeus fiéis (os remanescentes do povo de Israel) e por gentios, era pura e imaculada e Jesus disse: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mat. 16:18). Jesus enganou-se? Não! Então o que aconteceu? A igreja cristã apostatou e tornou-se Babilónia. "Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.


"Os romanistas [ou seja, os católicos] têm persistido em acusar os protestantes de heresia e voluntária separação da verdadeira igreja. Semelhantes acusações, porém, aplicam-se antes a eles próprios. São eles os que depuseram a bandeira de Cristo, e se afastaram da "fé que uma vez foi dada aos santos". Jud. 3." O Grande Conflito, pág. 49, (cap. 3).

As igrejas protestantes. Oriundas da Reforma, movimento suscitado por Deus para trazer de volta o povo às verdades bíblicas, estas igrejas no início cumpriram o propósito de Deus e os seus fiéis (os remanescentes da primitiva igreja cristã) constituiam o verdadeiro povo do Senhor. No entanto, também eles apostataram, desviando-se dos mesmos princípios que tinham levado os seus pais a separarem-se de Roma. "Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades. No entanto, se estes, por sua vez, não purificarem a vida de toda má ação, se não estabelecerem puros e santos princípios em todos os aspectos de sua vida, o Senhor os afligirá e humilhará dolorosamente, e, a não ser que se arrependam, os removerá da posição que ocupam, tornando-os um opróbrio." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.


A igreja adventista do sétimo dia. O movimento do advento surgiu das várias denominações da época. Os crentes na mensagem da breve volta de Cristo (remanescentes), vindos das várias igrejas protestantes,  formaram então a igreja adventista do sétimo dia, igreja esta que foi suscitada por Deus  e por longos anos permaneceu na defesa da Sua lei. Mas o cenário é bastante diferente hoje! Esta igreja, assim como o povo de Israel, a igreja cristã e as igrejas protestantes, afastou-se de Deus pela sua persistente apostasia e rebelião. Tradições e filosofias de homens foram colocados em lugar de um assim diz o Senhor.  Ver:
http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/09/comentario-revista-adventista-de.html
http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/09/corrupcao-entre-o-povo-de-deus.html

A igreja rejeitou o Senhor Jesus. "Todo o universo celestial testemunhou o tratamento descaridoso de Jesus Cristo, representado pelo Espírito Santo. Tivesse Cristo estado perante eles, teriam-No tratado de modo semelhante àquele em que os judeus trataram a Cristo." (Special Testimonies [Testemunhos especiais], Série A., nº 6, p. 20). "Os movimentos importantes do presente têm seu paralelo nos do passado, e a experiência da igreja nos séculos antigos encerra lições de grande valor para o nosso tempo." O Grande Conflito, pág. 343.

O que podemos então esperar da parte do Senhor? "Quando o povo judeu rejeitou a Cristo, o Príncipe da Vida, Ele tirou-lhes o reino de Deus e entregou-o aos gentios. Deus continuará lidando com cada ramo de Sua obra de acordo com esse princípio. Quando uma igreja demonstra ser infiel à Palavra do Senhor, seja qual for sua posição e por mais elevada e sagrada que seja sua vocação, o Senhor não pode mais cooperar com eles. Outras pessoas são então escolhidas para assumir importantes responsabilidades." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102.

E quem serão estes? Felizmente que a igreja de Cristo não são quatro paredes, nem listas de membros, instituições ou organizações, mas é contituída por todos aqueles que adoram a Deus em espírito e verdade (Jo. 4:24). Os que não só professam mas, de facto, guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus. É este grupo de pessoas que constitui a igreja que a serva do Senhor diz não cair e contra a qual Jesus disse não prevalecerem as portas do inferno.

Fomos habituados um pouco como são os católicos, de que é a igreja - instituição, que nunca cairá. Assim os católicos ainda acreditam serem a igreja de Cristo.

Reparem para o mini-discurso do papa, como se assemelha ao dos dirigentes adventistas do 7º dia: "... mesmo que este corpo [a igreja de Cristo] esteja ferido pelos nossos pecados, o Senhor ainda assim ama esta igreja e o Seu Evangelho é a verdadeira força que purifica e cura."




http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Papa-diz-que-pecados-dos-homens-feriram-a-Igreja.rtp&headline=20&visual=9&article=337053&tm=7

Essa foi a mensagem de Bento XVI, no contexto dos escândalos da pedofilia no seio da igreja católica.
E na igreja adventista passa-se a mesma coisa, pois, no meio de tanta corrupção, profunda apostasia, são-nos inculcadas frases do tipo que apresentei acima, dizendo que a igreja adventista não é Babilónia, ignorando aquelas que a condenam abertamente. Temos que compreender que muitas compilações dos livros de Ellen White são tendenciosas, com vista a proteger a imagem desta igreja.

Como contra factos não há argumentos, rendi-me à força das evidências e renunciei às minhas próprias idéias para aceitar algo que o Senhor me estava a revelar.

Eu sentia-me verdadeiramente incomodado com a apostasia dentro da igreja, ao ponto de não me sentir bem dentro daquela que eu ainda via como a igreja do Senhor; parecia até que me teria enganado na porta da igreja! Começei a levantar-me contra a apostasia, denunciando o pecado, até que a oposição da parte dos líderes da igreja se tornou tão grande, e por outro lado, a minha angústia e temor de compactuar com o pecado da igreja me levaram a deixar de ir à igreja e reunir-me com a familia em casa. (Ver:http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/11/julgai-vos-mesmos-se-e-justo.html)

Entretanto fui compreendendo ainda melhor até que ponto tinha ido esta apostasia, pois a base da própria idolatria católica passou a permear a igreja adventista do sétimo dia. O próprio conceito de trindade é uma da provas da presença dessa idolatria nesta igreja. (Em breve publicarei um artigo especificamente sobre este tema.)

Os judeus apostataram e, não obstante, ainda hoje são os guardadores de algumas das cópias dos escritos do antigo testamento. A igreja cristã apostatou, tornando-se na igreja católica e ainda hoje têm em seu poder algumas das cópias dos escritos do novo testamento. Por isso, o facto de que os escritos de Ellen White tenham sido entregues aos adventistas do sétimo dia não quer dizer que estes não apostatassem posteriormente, o que já se verificou, especialmente a partir do momento em que o conceito da trindade foi aceite e introduzido dentro da igreja.


Fez um ano em 24 de Abril, que eu tive um sonho que bastante me elucidou e me fez pensar:


Acredito que existem determinadas frases que são bastante esclarecedoras, no sentido de que Ellen White já tinha advertido a igreja adventista para a possibilidade de esta, continuando em sua apostasia de então, há cem anos atrás, poder tornar-se uma filha de Babilónia e desta forma parte de Babilónia.

Leiam os seguintes artigos que eu escrevi acerca do assunto, onde poderão encontrar este tipo de frases:






"O Senhor Jesus sempre terá um povo escolhido para servi-Lo." Manuscript Releases, vol. 14, pág. 102." Eventos Finais, pág. 53.http://www.ellenwhitebooks.com/?l=7&p=59

O verdadeiro povo de Jeová, não os que professam guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, mas aqueles que verdadeiramente os guardam (Apo. 14:12), estão espalhados em todo o mundo e constituem a verdadeira igreja de Cristo.

Finalmente, quando Cristo for manifesto em Seu povo, e verdadeiramente estivermos unidos a Cristo e uns aos outros pela verdade, estaremos aptos a dar a última advertência a este mundo. Que Deus vos abençoe,

Sérgio Ventura

Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.