Nesta pequena reflexão quero chamar a atenção para o texto de Marcos 3:22-30, onde se fala do pecado contra o Espírito Santo. É interessante notar certos detalhes da resposta de Yahushua à acusação dos escribas de que expulsava demónios por Belzebu.
Por outras palavras: “Tem espírito imundo” (vrs. 30). Os escribas acusaram Yahushua de estar possuído pelo demónio, e consequentemente poder expulsá-lo. Chamo a vossa atenção de uma maneira especial para este detalhe. O que é um espírito imundo? Um demónio, um anjo do maligno. Então e o contrário de espírito imundo o que é que será? Um espírito limpo, um espírito santo, visto que o que procede do Altíssimo é santo. E na verdade os anjos são espíritos que atuam em nosso favor (Hb 1:14).
Ora se um anjo do maligno pode actuar em alguém, possuir todo ser de uma determinada pessoa, uma alma, falar por ela e agir por ela, porque é que um anjo do Altíssimo, o não o pode fazer em almas consagradas ao Criador? Um demónio recebe a influência, o espírito imundo que procede do Diabo para destruir as almas. Um anjo do Altíssimo recebe aquela santa influência, aquele Espírito Santo que procede do Pai celestial, aquele poder e autoridade divinos, a fim de actuar sobre as almas, sobre aqueles que hão-de herdar a salvação.
E na verdade os anjos actuaram em Yahushua, e por Sua causa operaram milagres! (DTN, pág. 110)
Nisto os principais dos sacerdotes pecaram ao rejeitarem o Espírito Santo que havia em Yahushua, considerando imundo o limpo, sagrado e santo. Rejeitaram a obra efetuada pelos santos anjos ou espíritos, pois eles mesmos são cheios do Espírito Santo do Altíssimo. Isto é o pecado contra o Espírito Santo, pois que esperança há para aqueles que rejeitam os mensageiros enviados do Pai e do Filho, sejam os anjos ou seres humanos?! Eles são a Sua última voz e oportunidade.
O Espírito Santo não é um 3º Deus mais importante ou menos tolerante cuja blasfémia não possa ser perdoada, mas o pecado contra o Espírito Santo é isto mesmo, rejeitar o Espírito Santo do Altíssimo que actua nos anjos, e nos homens e por meio dos mesmos. Depois destes não há mais mensageiro que seja enviado do céu à terra para converter uma alma, depois de uma longa e persistente recusa e rejeição da verdade apresentada.
Não façamos como aqueles escribas!
Sem comentários:
Enviar um comentário