Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Divindade à Luz do Santuário

E conselho de paz haverá entre Eles ambos”, é parte de um verso que demonstra com clareza, que além do Pai e do Filho, nenhuma outra pessoa divina existe ou fez parte do conselho de paz a fim de redimir a raça humana. Ao analisarmos o santuário terrestre e o celestial, podemos encontrar um interessante paralelo que nos mostra que não existe lugar para uma manifestação separada e independente de uma 3ª pessoa divina! Isso constitui um atentado à verdade e à Revelação de Deus.



Gostaria de chamar a vossa atenção para o tema do santuário. Creio que não existe outro tema que defina tão claramente quem é Deus, onde Ele habita, e Sua actuação para com a humanidade. Convido-vos a analisar com profundidade as seguintes frases de Ellen White:

 
O santuário do Céu, no qual Jesus ministra em nosso favor, é o grande original, de que o santuário construído por Moisés foi uma cópia. Deus pôs Seu Espírito sobre os construtores do santuário terrestre. A habilidade artística patenteada no trabalho era uma manifestação da sabedoria divina. As paredes tinham a aparência de ouro maciço, reflectindo em todas as direcções a luz das sete lâmpadas do castiçal de ouro. A mesa dos pães da proposição e o altar do incenso fulguravam como ouro polido. A magnífica cortina que formava o teto, bordada de figuras de anjos, nas cores azul, púrpura e escarlata, aumentava a beleza do cenário. E, além do segundo véu, estava o sagrado shekinah, a visível manifestação da glória de Deus, ante a qual ninguém, a não ser o sumo sacerdote, poderia entrar e viver.

    O esplendor sem-par do tabernáculo terrestre refletia à vista humana as glórias do templo celestial em que Cristo, nosso Precursor, ministra por nós perante o trono de Deus. A morada do Rei dos reis, em que milhares de milhares O servem, e milhões de milhões estão em pé diante dEle (Dan. 7:10), sim, aquele templo, repleto da glória do trono eterno, onde serafins, seus resplandecentes guardas, velam a face em adoração - não poderia encontrar na estrutura mais magnificente que hajam erigido as mãos humanas, senão pálido reflexo de sua imensidade e glória. (…)

No templo celestial, morada de Deus, acha-se o Seu trono, estabelecido em justiça e juízo. No lugar santíssimo está a Sua lei, a grande regra da justiça, pela qual a humanidade toda é provada. A arca que encerra as tábuas da lei se encontra coberta pelo propiciatório, diante do qual Cristo, pelo Seu sangue, pleiteia em prol do pecador. Assim se representa a união da justiça com a misericórdia no plano da redenção humana. Somente a sabedoria infinita poderia conceber esta união, e o poder infinito realizá-la; é uma união que enche o Céu todo de admiração e adoração. Os querubins do santuário terrestre, olhando reverentemente para o propiciatório, representam o interesse com que a hoste celestial contempla a obra da redenção. Este é o mistério da misericórdia a que os anjos desejam atentar: que Deus pode ser justo, ao mesmo tempo em que justifica o pecador arrependido e renova Suas relações com a raça decaída; que Cristo pode humilhar-Se para erguer inumeráveis multidões do abismo da ruína e vesti-las com as vestes imaculadas de Sua própria justiça, a fim de se unirem aos anjos que jamais caíram e habitarem para sempre na presença de Deus

    A obra de Cristo como intercessor do homem é apresentada na bela profecia de Zacarias, relativa Aquele, “cujo nome é Renovo”. Diz o profeta: “Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e levará a glória, e assentar-Se-á, e dominará no Seu trono, e será sacerdote no Seu trono, e conselho de paz haverá entre Eles ambos.” Zac. 6:13. 

    “Ele mesmo edificará o templo do Senhor.” Pelo Seu sacrifício e mediação, Cristo é tanto o fundamento como o edificador da igreja de Deus. O apóstolo Paulo indica-O como “a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós”, diz ele, “juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”. Efés. 2:20-22. 

    Ele “levará a glória”. A Cristo pertence a glória da redenção da raça decaída. Através das eras eternas, o cântico dos resgatados será: “Àquele que nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados, ... a Ele glória e poder para todo o sempre.” Apoc. 1:5 e 6.

    “E assentar-Se-á, e dominará no Seu trono, e será sacerdote no Seu trono.” Agora não está “no trono de Sua glória”; o reino de glória ainda não foi inaugurado. Só depois que termine a Sua obra como mediador, Lhe dará Deus “o trono de Davi, Seu pai”, reino que “não terá fim”. Luc. 1:32 e 33. Como  sacerdote, Cristo está agora assentado com o Pai em Seu trono (Apoc. 3:21). No trono, com o Ser eterno e existente por Si mesmo, é Ele o que “tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si”; que “em tudo foi tentado, mas sem pecado”; para que possa “socorrer aos que são tentados”. “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai.” Isa. 53:4; Heb. 4:15; 2:18; I João 2:1. Sua intercessão é a de um corpo ferido e quebrantado, de uma vida imaculada. As mãos feridas, o lado traspassado, os pés cravejados, pleiteiam pelo homem decaído, cuja redenção foi comprada com tão infinito preço. 

    “E conselho de paz haverá entre Eles ambos.” O amor do Pai, não menos que o do Filho, é o fundamento da salvação para a raça perdida. Disse Jesus aos discípulos, antes de Se retirar deles: “Não vos digo que Eu rogarei por vós ao Pai; pois o mesmo Pai vos ama.” João 16:26 e 27. “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo.” II Cor. 5:19. E no ministério do santuário, no Céu, “conselho de paz haverá entre Eles ambos.”Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.”  O Grande Conflito, págs. 414-417.

A transparência destas frases não deixa dúvidas!

O santuário ou templo celestial é o lugar da habitação de Deus, o Pai, e portanto de Seu trono. É Ele “o Ser eterno e existente por Si mesmo”, rodeado de milhares de anjos, diante do qual Jesus intercede pelos pecadores. Normalmente enfatiza-se muito o amor de Cristo, o Filho, em detrimento do amor do Pai, Deus. O Seu amor pela raça humana não é inferior, foi Ele que primeiramente nos amou (I Jo. 4:19), e entregou Seu Filho para nos redimir.

E conselho de paz haverá entre Eles ambos*”, é parte de um verso que demonstra com clareza, que além do Pai e do Filho, nenhuma outra pessoa divina existe ou fez parte do conselho de paz a fim de redimir a raça humana. Sistematicamente ao analisarmos o santuário terrestre e o celestial, podemos encontrar um paralelo entre o shekinah (a manifestação visível da glória de Deus), o sacerdote e as figuras dos anjos, respectivamente, com Deus, o Pai, Seu Filho, Jesus Cristo, nosso sumo-sacerdote, e os anjos que cercam o trono e templo de Deus. Não existe lugar para uma manifestação separada e independente de uma 3ª pessoa divina! Isso constitui um atentado à verdade e à Revelação de Deus.

Se verdadeiramente permanecermos em Cristo, seremos “edificados para morada de Deus em Espírito”, em nossos corações. Ao permanecermos na verdade, na Palavra de Deus, teremos comunhão com o Pai e o Filho (I Jo. 1:3), em nosso espírito, pensamento, recebendo Suas bênçãos por meio dos anjos.

Este é o mistério da misericórdia a que os anjos desejam atentar”, o amor do Pai e do Filho!


*NOTA
Significado de ambos:
"Um e outro; os dois." http://www.dicionarioweb.com.br/ambos.html
"os dois, um e outro" http://www.lexico.pt/ambos/

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A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


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"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.