Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

terça-feira, 15 de março de 2011

Um Confortador Tal Como o Mundo Não Conhece

É desígnio de Deus que, mediante Seus servos, os doentes, os desafortunados, os possuídos de espíritos maus, Lhe ouçam a voz. Deseja, mediante Seus instrumentos humanos, ser um Confortador tal como o mundo não conhece.

"Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre-nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. E a nós também se cumprirá a promessa: "A tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda." Isa. 58:8. O amor de Cristo, manifestado em abnegado serviço pelos outros, será mais eficaz em reformar os malfeitores, do que a espada ou os tribunais de justiça. Estes são necessários para incutir terror aos transgressores, mas o amorável missionário pode fazer mais do que isto. Muitas vezes o coração se endurece sob a repreensão; mas se abrandará sob a influência do amor de Cristo. O missionário não somente pode aliviar os incômodos físicos, mas conduzir o pecador ao grande Médico, o qual é capaz de purificar a alma da lepra do pecado. É desígnio de Deus que, mediante Seus servos, os doentes, os desafortunados, os possuídos de espíritos maus, Lhe ouçam a voz. Deseja, mediante Seus instrumentos humanos, ser um Confortador tal como o mundo não conhece." O Desejado de Todas as Nações, págs. 350, 351.

 
É interessante compararmos esta frase de Ellen White com os seguintes versos:

“Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito [traduzido normalmente por Consolador], a fim de que esteja para sempre convosco.
o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos, eu voltarei a vós.” Jo. 14:16-18 (SBB).

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. Se alguém pecar, temos para com o Pai um Paráclito [traduzido normalmente por Advogado; é também um dos significados possíveis para esta palavra grega], Jesus Cristo o justo”. I Jo. 2.1 (SBB).

Lemos sobre “um outro Paráclito”, “o Espírito da verdade” e “um Paráclito”. Quantos Paráclitos existem entre nós e Deus? Apenas “um…Jesus Cristo”. Jesus disse de Si mesmo ser a verdade (Jo. 14:6), por isso se referiu ao Seu Espírito, “o Espírito da verdade”, Sua presença ou influência espiritual em nós. Jesus não poderia estar em todo o lugar ao mesmo tempo, mas somente por meio de Seu Espírito, daí a expressão “outro”. De uma outra forma!

Podemos ainda notar que existe uma comparação muito interessante. Primeiramente lemos que “Deus…. Deseja, mediante Seus instrumentos humanos, ser um Confortador tal como o mundo não conhece”. Depois lemos "o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece." O Espírito de Cristo é o Espírito de Seu Pai (Rm. 8:9), e tão somente o possuem e conhecem aqueles que verdadeiramente amam a Cristo. É interessante, que Deus seja chamado de “Confortador”. Sim, por meio de Cristo (Jo. 3:16), e finalmente até mesmo por nosso meio, Seus discípulos.

Na verdade, ninguém conhece a Deus senão por intermédio de Seu Filho (Jo. 14:9). Por isso Jesus disse que “vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”. A quem conheciam os discípulos, e quem habitava com eles?  Jesus Cristo (Jo. 1:14). Como se cumpre o “estará em vós”?

“Respondeu Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele morada.” Jo. 14:23.
Quantos sujeitos existem neste verso? Jesus e Seu Pai. São eles que estarão em nós!

Eles não estão “apertados” dentro de nós. A Sua presença nos alivia (Mt. 11:28). O Filho recebeu o Espírito de Seu Pai, e nós de Cristo (Jo. 6:57). Essa influência e poder, “Deus…. Deseja, mediante Seus instrumentos humanos” manifestá-la ao mundo.
Estamos nós dispostos a cumprir tão honrada missão?!

Temos a confortadora promessa de Sua presença em nós: “Não vos deixarei órfãos, eu voltarei a vós”!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.