Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

quarta-feira, 23 de março de 2011

O Anjo da Sua Presença

Há pouco tempo atrás li um certo texto bíblico que me chamou a atenção por falar sobre “o anjo da sua presença”. Certamente nos interrogaremos sobre quem é este anjo. Referir-se-á a Jesus ou a qualquer anjo?!

Em toda a angústia deles ele [o SENHOR ou Jeová] foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.
Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está agora o que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o [SENHOR ou Jeová]  que pôs no meio deles o seu Espírito Santo?
Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés, que fendeu as águas diante deles, para fazer para si um nome eterno?
Aquele que os guiou pelos abismos, como o cavalo no deserto, de modo que nunca tropeçaram?
Como o animal que desce ao vale, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso; assim guiaste ao teu povo, para te fazeres um nome glorioso.” Is. 63:9-14 (ACF).

Certamente nos interrogaremos sobre quem é este anjo. Referir-se-á a Jesus ou a qualquer anjo?! A mesma pergunta podemos fazer acerca da expressão “o anjo do SENHOR” ou “o anjo de Jeová” noutro texto:

“O anjo do SENHOR [ou o anjo de Jeová], acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” Sl. 34:7.

Acerca desta última expressão sabemos que, por exemplo, na visão de Moisés da sarça ardente (Êx. 3:2), durante a travessia do povo hebreu pelo deserto (Jz. 2:1), e no anúncio do nascimento de Sansão (Jz. 13:3), se refere a Jesus:

Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.
Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.” Êx. 23: 20-23.

“E comeram todos do mesmo manjar espiritual, e beberam todos da mesma bebida espiritual, pois beberam duma rocha espiritual que os acompanhava, a qual rocha era Cristo.” I Cor. 10:3,4. (SBB)

No entanto, esta mesma expressão é também aplicada ao anjo Gabriel, na predição do nascimento de João Baptista a Zacarias (Lc. 1:11), bem como também na do nascimento de Jesus a Maria e José (Mt. 1:20; Lc. 1:26,27), e ainda quando apareceu aos pastores em Belém para anunciar o nascimento de Jesus (Luc. 2:9).

Já no texto de Salmos que citei anteriormente, compreendo ser uma aplicação à presença espiritual de Deus e de Cristo, por meio dos anjos, os quais ministram em nosso favor (Hb. 1:14). Digo isto porque Cristo não poderia dividir-se e estar ao mesmo tempo, pessoalmente, com todos os filhos de Deus na Terra e restantes planetas. Assim, creio referir-se ao nosso anjo particular.

No que respeita à expressão inicial “o anjo da sua presença”, creio acontecer o mesmo. No texto de Isaías, acredito ter uma aplicação primária a Cristo, pois também uma segunda expressão “cujo braço glorioso”, é uma referência ao próprio Filho de Jeová, que sobre Ele tem o nome do Pai. Mas também se aplica a todos os restantes anjos – uma vez que Cristo ministra agora no santuário celestial (Hb. 4:14;8:1,2;9:11,12,24) – pois creio que tal texto tem uma aplicação para os nossos dias, bem como em outras eras da história.

É deveras interessante a relação que existe entre “o anjo da sua presença”, e a referência ao Espírito Santo de Deus. Lemos anteriormente que “[o SENHOR ou Jeová]  pôs no meio deles o seu Espírito Santo”. No meio de quem? “Do seu povo”. Quem acompanhou Seu povo no deserto?

O próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, estava presente no meio do povo, com muitos dos anjos de Deus. Então, o Espírito Santo é a presença espiritual de Deus (Ef. 2:22), primeiramente por meio de Cristo, Emanuel – Deus connosco – mas também por meio dos anjos. O texto de Isaías é uma clara demonstração de que são os anjos, aos quais Jeová outorga Sua autoridade, que manifestam Seu poder, glória e presença, Seu Espírito, pensamento e vontade.

Apresento seguidamente alguns textos de Ellen White que penso clarificarem este tema:
Sob a direção divina os anjos são todo-poderosos. Uma ocasião, em obediência à ordem de Cristo mataram numa noite cento e oitenta e cinco mil homens do exército assírio.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 700.

“A Bíblia apresenta-nos Deus em Seu alto e santo lugar, não em estado de inactividade, não em silêncio e isolamento, mas rodeado de milhares de milhares e milhões de milhões de seres santos, todos à espera para Lhe cumprir a vontade. Por meios que não nos é dado discernir, acha-Se Ele em activa comunicação com todas as partes de Seu domínio. É, porém, neste mundo minúsculo, nas almas para cuja salvação deu Seu Filho unigênito, que se centraliza o Seu interesse, bem como o de todo o Céu. Deus Se inclina de Seu trono para escutar o clamor do oprimido. A toda sincera súplica, responde: "Eis-Me aqui." Ergue o aflito e o oprimido. Em todas as nossas aflições, é Ele afligido também. Em toda tentação e em toda prova, o anjo de Sua face [na tradução de Portugal está “presença” em vez de “face”] perto está para livrar.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 356 (cap. 37).

“Embora os apóstolos tivessem sido miraculosamente libertados da prisão, não escaparam ao interrogatório e castigo. Cristo dissera, quando estava com eles: “Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios.” Mar. 13:9. Enviando um anjo para os livrar, Deus lhes dera um sinal de Seu amor e certeza de Sua presença. Tocava-lhes agora sofrer por amor dAquele cujo evangelho estavam pregando.” Actos dos Apóstolos, pág.  81.

Ou seja, segundo posso compreender, Deus mantém activa comunicação connosco por meio de Seus milhares de anjos, sendo eles mesmos o sinal de Sua presença e livramento. É-nos impossível compreender e discernir completamente esta matéria de carácter tão sublime, mas são os anjos que actuam como representantes, mensageiros de Jeová, cargo este muitas vezes desempenhado, no tempo do antigo testamento, pelo próprio Cristo, o príncipe dos anjos (Js. 5:14,15; Dan. 12:1; Jd. 9), como já vimos anteriormente.

Penso que o sonho de Jacó é a melhor imagem pela qual podemos vislumbrar mais perfeitamente este assunto:

E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;

E eis que o SENHOR [Jeová] estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR [Jeová] Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência” Gn. 28:12,13.

Este texto bíblico é muito claro. Jeová em Seu trono nos vê, nos ouve e nos socorre. Mas é por meio do ministério de Cristo, a escada que desce do céu e toca na terra, que isto é possível. E é através do ministério de Seus anjos que sobem e descem que Ele cumpre Seus desígnios e vontades, e mantém activa comunicação connosco.

Portanto, Deus manifesta Sua presença, Seu Espírito, e comunica-se connosco por meio dos anjos e não por uma 3ª pessoa divina diferente do Pai ou do Filho, como erradamente crêem os trinitários!

Ler também :

Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.