Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Colecção Nosso Amiguinho

Esta colecção está entre as mais vendidas pelos colportores e não só. Também os membros de igreja a compram para os seus filhos.





É composta pelos 7 livros: Assim Começa a Vida, Selvagens e Amigos, Amigos Célebres 1, Amigos Célebres 2, A Natureza Amiga, O Melhor Amigo das Crianças, Amigos Célebres 3.





Vejamos qual a influência destes livros na educação das crianças.


Apresento aqui alguns exemplos de como a colecção Nosso Amiguinho se tornou “morada de demónios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável.” Ap. 18:2. Ver:http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/09/corrupcao-entre-o-povo-de-deus.html


Assim Começa a Vida

(Queria pôr a pág. mas curiosamente o livro não tem páginas!)

Com um título destes era de esperar um livro que falasse do poder criador de Deus, pois é Ele o doador da vida, não acham? Fala-se da reprodução das flores, das galinhas, das vacas, dos gatos e cães, e finalmente do ser humano. Mas se lerem o livro de capa a capa vão-se dar conta de que nem uma única vez se faz referência a Deus como Criador, nem como Autor da vida. Aliás, em tantas páginas de texto, só encontrei duas referências a Deus. (Uma na hora da refeição, em que se agradeceu a Deus pelos alimentos, e outra na última página do livro, onde o pai pede a Deus que os seus filhos sejam tão felizes quanto ele e a esposa.) Que pena. Tanto mais poderia ter sido dito!

"Há um esforço constante, feito com o fim de explicar a obra da criação, como resultado de causas naturais; e o raciocínio humano é aceito mesmo pelos cristãos professos, em oposição aos claros fatos escriturísticos. (...) Deus permitiu que uma inundação de luz fosse derramada sobre o mundo, tanto nas ciências como nas artes; (...) mas aqueles que deixam a Palavra de Deus e procuram explicar Suas obras criadas por meio de princípios científicos, estão vagando sem mapa nem bússola em um oceano desconhecido. (...) Muitos ensinam que a matéria possui força vital: que certas propriedades são comunicadas à matéria, e que então fica ela a agir por meio de sua própria energia inerente; e que as operações da Natureza são dirigidas de acordo com leis fixas, nas quais o próprio Deus não pode interferir. Isto é ciência falsa, e não é apoiado pela Palavra de Deus. A Natureza é serva de seu Criador. Deus não anula Suas leis, nem age contrariamente a elas; mas está continuamente a empregá-las como Seus instrumentos. A Natureza testifica de uma inteligência, de uma presença, de uma energia ativa, que opera em suas leis e por meio das mesmas leis. Há na Natureza a operação contínua do Pai e do Filho. Cristo diz: "Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também". João 5:17.
(...) Mas a Sua energia ainda é exercida ao sustentar os objetivos de Sua criação. Não é porque o mecanismo, que uma vez fora posto em movimento, continue a agir por sua própria energia inerente que o pulso bate, que respiração se segue a respiração; mas cada respiração, cada pulsar do coração é uma prova daquele cuidado que tudo penetra, por parte dAquele em quem "vivemos, e nos movemos, e existimos". Atos 17:28. Não é por causa de um poder inerente que ano após ano a Terra produz seus dons, e continua seu movimento em redor do Sol. A mão de Deus guia os planetas, e os conserva em posição na sua marcha ordenada através dos céus. Ele "produz por conta o Seu exército", "a todas chama pelos seus nomes; por causa da grandeza das Suas forças, e pela fortaleza do Seu poder, nenhuma faltará". Isa. 40:26. É pelo Seu poder que a vegetação floresce, que as folhas aparecem e as flores desabrocham. Ele "faz produzir erva sobre os montes", e por Ele os vales se tornam férteis. Todos os animais da floresta buscam seu sustento de Deus (Sal. 147:8; 104:20 e 21), e toda a criatura vivente, desde o menor inseto até o homem, depende diariamente de Seu cuidado providencial. Tais são as belas palavras do salmista: "Todos esperam de Ti... Dando-lho Tu, eles o recolhem; abres a Tua mão, e enchem-se de bens". Sal. 104:27 e 28. Sua palavra governa os elementos; cobre os céus de nuvens, e prepara a chuva para a terra. "Dá a neve como lã, esparge a geada como cinza." Sal. 147:16. "Fazendo Ele soar a Sua voz, logo há arruído de águas no céu, e sobem os vapores da extremidade da Terra; Ele faz os relâmpagos para a chuva, e faz sair o vento dos seus tesouros." Jer. 10:13. " Patriarcas e Profetas, cap. A Semana Literal.

Cliquem na imagem e reparem nas partes sublinhadas. Os malmequeres parecem surgir simplesmente pela acção combinada do vento, chuva e sol. Será assim tão simples? Então e a vida que Deus colocou na semente? Sem ela nada seria possível! E porque é que o livro não fala nisso? Pelo contrário, diz-se que "todos os seres vivos são capazes" de se reproduzir, como se fossemos nós os originadores da vida. Isto é humanismo.



Selvagens e Amigos



Neste livro, aparentemente muito bom, visto falar de animais, podemos encontrar um caçador com uma espingarda. Que mau exemplo e incentivo para as crianças! Todos sabemos que existem caçadores mas não havia necessidade nenhuma de representar isso num livro cujo objectivo deveria ser o dirigir a mente das crianças para o Criador. A violência entre os animais é também realçada, desnecessariamente. Além disso, também encontramos imagens e alusões ao circo e outros espectáculos - locais que não são nada próprios para cristãos. (Acerca de recreação própria e imprópria, consultar O Lar Adventista, cap 82.) Para falar de elefantes e golfinhos não era preciso falar em circo nem em acrobacias... Seguramente que o plano de Deus não era que os homens tivessem os animais em cativeiro e que se aproveitassem deles como uma forma de ganhar dinheiro. Tudo isto são más influências que vão seguramente actuar nas crianças.


Amigos Célebres, vol. 1, 2 e 3



Da mesma forma que a revista Nosso Amiguinho, estes livros tratam de biografias de homens e mulheres considerados célebres pelo mundo. Fala da grandeza segundo o mundo, dos feitos de seres humanos, em vez de se ocupar de falar na grandeza de Deus. Embora dê "umas pinceladas" em falar de Deus, não faz dos temas espirituais o centro. É pena, pois as crianças têm uma capacidade extraordinária para reter os ensinamentos recebidos. Isto é humanismo. Exaltar as capacidades humanas. (Ver: I Co. 1:31;3:18-21)


A Natureza Amiga



Título panteísta. Novamente se exalta a natureza em lugar de exaltar o Criador (Rm. 1:23,25), Ele sim, é Amigo, não a natureza. Pois que inútil seria a natureza sem o poder do Criador que a rege!

O Melhor Amigo das Crianças


Além das imagens de Cristo, que não temos o direito de fazer - o segundo mandamento o proibe, ver: http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2010/02/deus-proibe-nos-de-fazer-imagens-de.html - este livro apresenta uma criança dos nossos dias que supostamente viaja no tempo, regressa ao passado e assiste à vida de Jesus na Terra, quando em criança. Isto é pura ficção. (Acerca dos malefícios da leitura de ficção, ler O Lar Adventista, pag. 412.) Para quê envenenar a mente das crianças com tal mentira? Ainda que seja só o facto de estar a incentivá-las a imaginar que isso fosse possível. Para contar a história da vida de Cristo, da Sua infância, não era necessário nem recorrer a imagens proibidas, nem a mentiras deste género. A pura vida de Cristo é interessante o suficiente para cativar corações. Não necessita desses métodos "auxiliares"...




Sem comentários:

Enviar um comentário

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.