Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la. (Actos 5:38,39).


"Aquele que deseja conhecer a verdade, deve estar disposto a aceitar tudo o que ela revela. Não pode ter nenhuma transigência com o erro. Ser vacilante e morno para com a verdade, é preferir as trevas do erro e a ilusão satânica." O Desejado de Todas as Nações, (cap. O Sermão da Montanha) pág. 257.

Lê o artigo: "Novas Verdades", (http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2011/02/novas-verdades.html
)

domingo, 13 de setembro de 2009

Revista "Nosso Amiguinho"

A irmã White escreveu: "Corremos o perigo de chegar ser uma irmã da Babilônia caída, e permitir que nossas igrejas se corrompam e se encham de todo o espírito imundo e alberguem toda a ave imunda e aborrecível." Carta 51, 06/09/1886.

Apresento aqui alguns exemplos de como a revista Nosso Amiguinho se tornou “morada de demónios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável.” Ap. 18:2. Ver:http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/09/corrupcao-entre-o-povo-de-deus.html


Imagem tirada da revista N. A. de Dezembro de 2004: Esta revista está a incentivar as crianças a representar. Precisamente o contrário do conselho que nos é dado por Deus. (Se clicares na imagem poderás ler o texto. Nota principalmente o que o Carlitos diz. É horrível...)
Ellen White escreveu: "Entre os mais perigosos lugares de diversões, acha-se o teatro. Em vez de ser uma escola de moralidade e virtude, como muitas vezes se pretende, é um verdadeiro foco de imoralidade. Hábitos viciosos e propensões pecaminosas são fortalecidos e confirmados por esses entretenimentos. Canções baixas, gestos, expressões e atitudes licenciosos depravam a imaginação e rebaixam a moralidade. Todo jovem que costuma assistir a essas exibições se corromperá em seus princípios. Não há em nosso país influência mais poderosa para envenenar a imaginação, destruir as impressões religiosas e tirar o gosto pelos prazeres tranqüilos e as realidades sóbrias da vida, que as diversões teatrais. O amor a essas cenas aumenta a cada condescendência, assim como o desejo das bebidas intoxicantes se fortalece com seu uso. O único caminho seguro é abster-nos de ir ao teatro, ao circo e a qualquer outro lugar de diversão duvidosa." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 334 e 335.

No número de Maio 2006, a revista N. A. apresenta uma lenda tradicional portuguesa, que transmite às crianças a ideia de que a mentira é aceitável em algumas circunstâncias, tendo mesmo sido abençoada por Deus. (Clica na imagem para ler a lenda). Isto é puro desprezo à palavra de Deus que diz: "Não dirás falso testemunho." Êx.20:16; "Deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo" Ef. 4:23.

Além disso, também nos é dito, acerca das histórias imaginárias:

"Na educação das crianças e dos jovens dá-se agora importante lugar aos contos de fadas, mitos e histórias imaginárias. Usam-se nas escolas livros desta natureza, e encontram-se também os mesmos em muitos lares. Como podem pais cristãos permitir que seus filhos usem livros tão cheios de mentiras? Quando as crianças pedem a explicação de histórias tão contrárias aos ensinos recebidos de seus pais, a resposta é que essas histórias não são verdadeiras; mas isto não dissipa os maus resultados do uso das mesmas. As idéias apresentadas nesses livros desencaminham as crianças. Comunicam falsas idéias da vida, suscitando e nutrindo o desejo pelo irreal. (... )
Nunca devem ser colocado nas mãos da infância e da juventude livros que contenham uma perversão da verdade." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 384 e 385.

Eu pergunto, e as fábulas? São também histórias imaginárias e, portanto, uma perversão da verdade. Além disso, se se atribuem aos animais características humanas e estes falam e agem como seres humanos... Isso é uma mentira! Para ensinar lições de moral não precisamos nem devemos recorrer a esse método. A Bíblia está repleta de histórias reais, plenas de instrução para as nossas crianças, jovens e adultos.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” Filip. 4:8

Obviamente, se algo não é bom para um adulto, também não é bom para uma criança. Por isso é que a revista N. A. é completamente imprópria, seja para crianças cristãs ou não. Ou pensam que é uma ou duas páginas de histórias bíblicas que vão purificar o resto da revista ou anular a má influência causada na mente das crianças?!
As revistas N. A. tratam de assuntos banais. Pouco se encontra que seja de real proveito para a espiritualidade da criança. Neste número(Abril 2007), por exemplo, aparece a biografia de Enid Blyton, autora de livros infantis e juvenis, que escrevia histórias imaginárias. Clica na imagem para ler da própria revista o tipo de leitura que ela proporciona às crianças...
A mensageira do Senhor escreveu: "Dói-me o coração ao ver os que professam estar esperando o Salvador, devotarem seu tempo e talentos à divulgação de livros que nada contêm concernente às verdades especiais para este tempo - livros de narrativas, de biografias, livros de teorias e especulações humanos. O mundo está cheio de tais livros; podem ser conseguidos em qualquer lugar; mas como podem os seguidores de Cristo empenhar-se em obra tão comum, quando há por todos os lados clamorosa necessidade da verdade de Deus? Não é nossa missão fazer circular tais obras. Há milhares de outras pessoas para fazer isto, as quais não têm ainda suficiente conhecimento de coisa melhor. Temos uma missão definida, e não nos devemos afastar dela para questões secundárias. Homens e meios não devem ser empregados para levar perante o povo livros que não digam respeito à verdade presente." O Colportor Evangelista, págs. 120, 121.

"Estamos agora demasiado próximo do fim da história da Terra, para colocar diante do povo uma classe de livros que não contenham a mensagem que nosso povo necessita. Chamai-lhes a atenção para livros que tratem da fé e piedade práticas. (...) Deus requer este tipo de leitura. Não temos tempo para devotar a assuntos vulgares, nem tempo para despender com livros que apenas entretêm." Idem, pág. 141, 142.


"O mundo está inundado com este tipo de literatura, e o fato de que tais livros [ou revistas] encontram pronta saída não é de forma nenhuma evidência de que são os livros que deve entrar em circulação." O Colportor Evangelista, pág. 142.

Revistas e "livros que apenas entretêm"... Infelizmente, esta é uma boa descrição da maior parte da literatura que actualmente está a ser vendida pela Publicadora Servir e pelos colportores. E não é só para o mundo, é também para a igreja! Porquê?
Ver: http://1assimdizosenhor.blogspot.com/2009/09/operacao-do-erro.html



"Não temos nenhuma permissão do Senhor para empenhar-nos, quer na publicação quer na venda de semelhante literatura, porque ela é o meio de destruir muitas almas. (...) Não se empenhem nesta obra os que crêem a verdade, pensando fazer dinheiro. O Senhor porá uma maldição sobre os meios assim obtidos: Ele espalhará mais do que é ajuntado.


Nesta época o trivial é louvado e engrandecido. Há uma procura por qualquer coisa que crie sensação e vendas elevadas. O país está inundado de publicações completamente imprestáveis, escritas com o fim de ganhar dinheiro, ao passo que livros realmente valiosos não se vendem nem se lêem. Os que manuseiam esta literatura sensacionalista, porque assim fazendo podem ganhar mais, estão perdendo uma preciosa oportunidade de fazer o bem." O Colportor Evangelista, pág. 144.

"Precisam ser travadas batalhas, a fim de chamar a atenção de homens e mulheres, e interessá-los em livros realmente valiosos, que têm a Bíblia por base, e será ainda maior tarefa encontrar conscienciosos obreiros tementes a Deus que desejem entrar no campo para colportar com estes livros com o propósito de difundir luz." O Colportor Evangelista, pág. 144.

3 comentários:

  1. Artigo muito interessante e oportuno. De facto, a Publicadora Servir está mais interessada em entreter e obter receitas do que em edificar as crianças com literatura que as conduza ao Salvador.

    ResponderEliminar
  2. Os artigos até teriam interesse se não houvesse da parte do Sérgio o total interesse em estar constantemente a criticar a Igreja e as suas instituições. Desafio-o a encontrar algo que esteja bem, pois parece que só consegue ver o mal! Pois o trabalho do inimigo é colocar-nos a todos uns contra os outros e nada melhor do que a crítica destrutiva! Se está tudo tão mal com a Igreja porque continuar-se a preocupar com ela?!

    ResponderEliminar
  3. "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te." Apo. 3:19.
    Todos os meus esforços são no sentido de ajudar a igreja, enquanto dura o seu tempo de tolerância. Mas, na verdade, "O testemunho claro e directo precisa viver na igreja, ou a maldição de Deus repousará sobre Seu povo como repousou no antigo Israel por causa de seus pecados. Deus considera Seu povo, como um corpo, responsável pelos pecados em indivíduos em seu meio. Se os dirigentes negligenciam buscar com diligência os pecados que trazem o desfavor de Deus sobre a corporação, eles se tornam responsáveis por estes pecados. Se houvesse entre nós um caso como o de Acã, há muitos que acusariam aqueles que fazem o papel de Josué em expor o erro de ter um espírito ímpio e crítico. Deus não deve ser escarnecido e Suas advertências desatendidas com impunidade por um povo perverso". Testemunhos para a Igreja, vol. 3, págs. 269,270.
    Ninguém gosta de ser repreendido muito menos Laodicea, mas há grande necessidade de se tocar nas feridas e sará-las. Meu querido irmão/ã, se quisermos encontrar o bem, vamos poder encontrá-lo até na igreja católica, mas nem por isso deixa de ser Babilónia! As verdades que possuímos não bastam, até porque estaremos em piores circunstâncias que aqueles que estão em Babilónia, conhecendo toda a verdade, e fazendo semelhante a eles. Que autoridade teremos nós de clamar ao mundo "Sai dela povo meu", se nós próprios, como povo de Deus, nos permitimos mundanizar, e somos repreensíveis nos mesmos aspectos que o mundo é?! Isso não é senão a obra de Satanás no nosso meio:“Terei no terreno, como meus agentes, homens que mantenham falsas doutrinas misturadas com justamente suficiente verdade para enganar almas. Também terei presentes pessoas incrédulas, que expressarão dúvidas quanto às mensagens de advertência do Senhor à Sua igreja." Testemunhos Para Ministros, pág. 475.
    "A oposição é o quinhão de todos aqueles a quem Deus emprega para apresentar verdades especialmente aplicáveis a seu tempo. Havia uma verdade presente nos dias de Lutero - verdade de especial importância naquele tempo; há uma verdade presente para a igreja hoje. Aquele que todas as coisas faz segundo o conselho de Sua vontade, foi servido colocar os homens em circunstâncias várias, e ordenar-lhes deveres peculiares aos tempos em que vivem e às condições sob as quais são postos." Grande Conflito, págs. 139,140.
    Os profetas e homens de Deus, de uma forma geral, sempre foram mal recebidos, criticados, perseguidos, maltratados. Mas deixando os meus próprios interesses de lado, continuarei a advertir a igreja, "quer ouçam, quer deixem de ouvir"(Ez.3:11).

    ResponderEliminar

A ansiedade é cega, e não pode discernir o futuro; mas o Filho do Altíssimo vê o fim desde o começo. Em toda dificuldade tem Ele um caminho preparado para trazer alívio. Nosso Pai celestial tem mil modos de providenciar em nosso favor, modos de que nada sabemos. Os que aceitam como único princípio tornar o serviço e a honra do Altíssimo o supremo objetivo, hão de ver desvanecidas as perplexidades, e uma estrada plana diante de seus pés. (DTN, pág. 273).


Btn_blue_122x44
"Conquanto Yahuh possa ser justo, e contudo justifique o pecador pelos méritos de Seu Filho, nenhum homem pode trajar-se com os vestidos da justiça de Yahushua, enquanto praticar pecados conhecidos ou negligenciar deveres conhecidos. O Altíssimo requer a completa entrega do coração, antes que a justificação tenha lugar; e a fim de o homem reter a justificação, deve haver contínua obediência, mediante fé viva e ativa que opera por amor e purifica a alma." - Review and Herald, 4 de novembro de 1890.







Os profetas e os apóstolos não aperfeiçoaram o carácter cristão por um milagre. Eles usaram os meios que YAHUH colocou ao seu alcance, e todos os que empreenderem um esforço semelhante assegurarão um resultado semelhante. (Spirit of Prophecy, vol. IV, cap. 22, pág. 305).


Precisam-se...

"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus."


Ellen White, Educação, pág. 57.




É intuito do Pai Celeste preservar entre os homens, mediante a observância do sábado, o conhecimento de Si mesmo. Seu desejo é que o sábado nos aponte a Ele como o único Soberano verdadeiro, e pelo conhecimento dEle possamos ter vida e paz. Ellen G. White, 3 TS, 16 (1900), Eventos Finais, 68.